Mundo Operário

FORTALEZA

Motoristas e cobradores iniciam greve em Fortaleza

terça-feira 7 de julho de 2015| Edição do dia

Da Redação

Membros do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) filiado à central sindical CSP-Conlutas, paralisaram suas atividades em Fortaleza nesta manhã. A greve por melhores salários e condições de trabalho começou às 0h desta terça-feira (07/07), conforme votação realizada pela categoria na última quinta-feira.

Os empresários do setor, representados pelo Sindiônibus ( Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará), oferecem reajuste salarial de 8,34%, enquanto os trabalhadores pedem reajuste salarial de 13%. Reajuste considerado “incoerente com a realidade” pelos representantes das empresas. Na pauta dos trabalhadores também constam: vale-alimentação de R$ 13,00, cesta básica no valor de R$ 130,00, redução de jornada de trabalho e 100% do plano de saúde para a categoria.

Na última segunda feira, uma mesa de negociações terminou com o os representantes das empresas se retirando da negociação. Segundo declarou Sérgio Barbosa, o vice presidente do SINTRO-CE, “Se não há com quem fazer acordo, não há como negociar, nós queremos uma negociação justa para nossa categoria, mas eles (patronato) abandonaram as negociações”.

Pela manhã os trabalhadores em greve pararam cerca de 15 ônibus que estavam em circulação na região central de Fortaleza, mas foram reprimidos pela policia militar, um trabalhador foi detido acusado de depredar um ônibus.

A justiça decidiu que ao menos 60% da frota esteja obrigatoriamente em circulação nos horários de pico e 40% nos demais horários, já o Sindiônibus, diz ter feito um esquema especial para garantir 100% da frota na rua.

Um ato está marcado para as 14 horas de hoje, saindo da sede do SINTRO-CE e se dirigindo ao Paço Municipal, com o intuito ganhar o apoio da população e chamar a atenção da prefeitura às pautas dos rodoviários.




Tópicos relacionados

Mundo Operário

Comentários

Comentar