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Privatização da Carris | Melo rifa a centenária Cia Carris a preço de banana em leilão de fachada com apenas uma empresa

Na tarde desta segunda-feira, 2, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), efetivou a entrega da Companhia Carris para a Empresa Viamão. O sentimento da categoria rodoviária é de muita indignação com a prefeitura de Melo, que vendeu a centenária Carris a preço de banana para precarizar ainda mais a vida dos rodoviários. A Carris, empresa pública de transporte urbano de Porto Alegre, foi leiloada por míseros 109 milhões, uma fração de seu faturamento anual, que entre 2021 e 2022 foi de 142,1 milhões.

segunda-feira 2 de outubro de 2023 | Edição do dia

A Carris vinha sofrendo ataques e passando por um verdadeiro plano de precarização para justificar este negócio de Melo com os tubarões do transporte. Quem perde são os trabalhadores e a população, que inclusive já conhecem a empresa Viamão, que faz o transporte na cidade vizinha da capital gaúcha, e conhecem da pior forma, com passagens mais caras e recorrentes problemas de manutenção dos veículos e precarização dos trabalhadores.

A entrega de mão beijada da Carris inclui veículos, imóveis e a concessão de 20 linhas pelo prazo de 20 anos. A empresa compradora da Carris terá ainda a vantagem de parcelar em 121 vezes o valor do arremate, ou seja, vai pagar com o lucro da própria exploração do transporte público de Porto Alegre. A empresa Viamão também não assumirá os encargos trabalhistas dos trabalhadores que prestaram concurso e perderão os seus direitos, os encargos ficam nas mãos da prefeitura, o que torna esse leilão ainda mais absurdo. Leilão é um modo de dizer, porque não houve disputa de preço. A Carris foi entregue pelo menor valor possível para a Viamão que disputaria com uma empresa paulista que foi desclassificada por não apresentar todos os documentos. Ou seja, um evidente jogo de cartas marcadas.

A direção do sindicato dos rodoviários, ligada à UGT, atuou, mais uma vez, para desmobilizar a categoria. Na importante greve de 2021 contra a privatização e a extinção do cargo de cobrador, o sindicato abandonou a luta e fez de tudo para dividir os trabalhadores da Carris dos trabalhadores das privadas. Desde então, não levantaram uma palha para organizar uma resistência séria e agora fizeram demagogia no portão da garagem para aparecer no dia do leilão. Não organizaram direito a paralisação do dia de hoje, apesar de haver disposição para lutar e se aliar à população. Somente a auto organização dos rodoviários junto com a população, a exemplo da greve de 2014 que passou por cima da burocracia sindical, é que pode dar uma resposta contundente para todo esse avanço do neoliberalismo e da precarização do trabalho cada vez mais brutal. É preciso retomar os sindicatos para as mãos dos trabalhadores! Não podemos permitir que o lucro capitalista seja colocado à frente da qualidade de vida de milhares de trabalhadores que utilizam diariamente o transporte. São os trabalhadores e também os usuários que sabem como ninguém como o sistema funciona e sabem também tudo o que precisa para funcionar mil vezes melhor. Por isso defendemos a estatização de todas as empresas de ônibus controladas e administradas pelos próprios trabalhadores e usuários do transporte.

Nós do MRT, Esquerda Diário e Juventude Faísca sempre estivemos lado a lado na luta dos rodoviários e repudiamos mais esse ataque contra a categoria e o transporte público da cidade. Somente uma forte campanha que busque mobilizar e unificar outras categorias junto aos rodoviários, chamando à luta a juventude e a população que sofrem com a precarização do transporte público, com o descaso diante das chuvas, com a repressão policial na periferia e nos bairros boêmios, com uma prefeitura dedicada a entregar Porto Alegre ao lucro dos empresários, é capaz de reverter essa privatização e todos os ataques.

ABAIXO À PRIVATIZAÇÃO! EM DEFESA DOS EMPREGOS E DA CARRIS PÚBLICA! CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES DE MELO E LEITE, POR UM TRANSPORTE 100% ESTATAL E CONTROLADO PELOS TRABALHADORES!




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