×

Serviço Público | Juventude Faísca presente no ato dos servidores do RJ contra arrocho salarial de Castro

Nós, da Faísca Revolucionária, estivemos presentes na manifestação dos servidores públicos estaduais no Palácio Guanabara nesta quarta-feira, 13/03, em defesa da recomposição salarial e contra a precarização, e chamamos todas as entidades estudantis a organizarem a luta conjunta com os trabalhadores contra os arrochos salariais dos governos estadual e federal!

Faísca - UFF@faiscajuventude

sexta-feira 15 de março | Edição do dia

Na última quarta-feira, 13/03, trabalhadores técnicos universitários e professores da UERJ paralisaram suas atividades, aderindo à manifestação convocada pelo Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fosperj) nas portas do Palácio Guanabara para exigir a recomposição salarial dos servidores do executivo do estado, caloteados pelo governo de Cláudio Castro. Nós, da Faísca Revolucionária estivemos presentes junto aos trabalhadores no ato para prestar nossa solidariedade e convocamos todas as entidades estudantis a organizarem a luta em comum com os servidores contra o arrocho salarial dos governos e em defesa de seus direitos, contra a precarização dos serviços públicos!

O ato contou com centenas de servidores de diversas categorias do Estado, com forte peso da UERJ. Na universidade, técnicos e professores paralisaram, denunciando que ainda não foi paga a segunda parcela do reajuste salarial consolidado em lei há mais de um ano pelo governo do Estado, deixando os salários do executivo estadual deteriorados pela inflação. Técnicos denunciam, ainda, a demora no avanço legislativo do Plano de Cargos e Carreiras, sufocado também pelo regime de recuperação fiscal.

O ato ocorreu no mesmo dia em que servidores de mais de 50 instituições federais se manifestaram contra o arrocho salarial promovido pelo governo da Frente Ampla Lula/Alckmin. Assim como, no RJ, o governo Castro dá calote nos trabalhadores não pagando o reajuste da inflação, a política de “austeridade” materializada no Arcabouço Fiscal neoliberal do governo federal significa, para os servidores da União, o arrocho do reajuste à inflação, e nenhum ganho real - tudo enquanto trilhões são pagos para os donos da dívida pública!

A luta em defesa dos salários e contra a austeridade, que tira dos bolsos dos trabalhadores e precariza os serviços públicos para enriquecer os grandes capitalistas não é apenas dos servidores: é urgente que os estudantes se somem a essa luta! Para isso, os CAs e DCEs, na UERJ, assim como na UFF, na UFRJ, UniRio e em todas as universidades, devem se somar aos atos e paralisações, organizando espaços democráticos desde a base para que os estudantes sejam também sujeitos de construir essa mobilização! É essa exigência que colocamos ao DCE UERJ e aos CAs, bem como nas demais universidades em que estamos, para construirmos desde baixo uma única luta contra os arrochos e em defesa dos serviços públicos!

Leia mais: É greve nas 5 regiões do Brasil! Confira a cobertura completa do Esquerda Diário no dia a dia dos conflitos operários

O Esquerda Diário e a Juventude Faísca nos colocamos à disposição dos trabalhadores em luta no Rio de Janeiro, como em todo o país, para se somar às manifestações e repercutir chamados e denúncias!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias