×

Rio de Janeiro | Governo Lula avaliza repressão do bolsonarista Cláudio Castro nas favelas com a "Operação Maré"

A Operação já dura mais de 1 semana no RJ e deixa a marca de 44 escolas fechadas e 18 mil alunos sem aula até o momento.

sábado 21 de outubro de 2023 | Edição do dia

O acordo previa o envio de 300 efetivos da Força Nacional e mais 270 da Polícia Rodoviária Federal, coordenados junto com as Polícias Militar e Civil do Estado do Rio de Janeiro na “Operação Maré”. Agora, Lula anunciou que não vai mais ser parte da intervenção direta nas favelas, mas que o governo seguirá com uma investigação paralela sobre o tema do crime organizado, além de seguir avalizando a atuação da PM do RJ sob comando de Claudio Castro.

A atuação conjunta do governo Lula-Alckmin e do bolsonarista Cláudio Castro escancara mais uma vez o papel reacionário da conciliação de classes quando o tema é a vida da população negra, dos trabalhadores e do povo pobre. A “Operação Maré” na verdade se estende a outras favelas, e todas as medidas autoritárias tomadas ao longo das ocupações, como o fechamento de escolas, fatalmente se voltarão contra essas comunidades com o avanço da repressão em suas regiões.

Assim como em seus mandatos anteriores e também de Dilma, Lula segue lidando com a pobreza através da bala da polícia e sustentando a política de “guerra às drogas”, que é uma farsa e, na verdade, um pretexto para a militarização das favelas e manutenção do racismo, sendo justificativa para o assassinatos de crianças e jovens negros e pobres.

Com sua atuação conjunta, o Ministro Flávio Dino busca agradar a direita conservadora do país. O objetivo é se postular como aquele que “combate o crime organizado”, sem dar ouvidos ao que diversos especialistas, intelectuais e organizações de direitos humanos reforçam todos os dias, como as denúncias de abusos, assassinatos e chacinas realizados por uma das Polícias mais corruptas do país (a do RJ). Ao contrário disso, seria necessária uma política de legalização das drogas, assim como uma investigação das relações dos militares e da própria Polícia Rodoviária Federal com tráfico. Por trás desse amplo mercado estão grandes políticos e empresários que se aproveitam da criminalização das drogas para aumentar suas fortunas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias