×

Greve da Educação | Forte assembleia de profissionais da educação mantém greve no RJ

Milhares de profissionais da educação compareceram hoje à assembleia que decidiu pela continuidade da greve da categoria.

terça-feira 23 de maio de 2023 | Edição do dia

Milhares de profissionais da educação compareceram hoje à assembleia que decidiu pela continuidade da greve da categoria. A assembleia lotada ocorreu no Circo Voador, no centro do Rio, e a adesão da categoria se mostrou com a decisão pela continuidade da greve por unanimidade, desmentindo Cláudio Castro que minimizou a greve em entrevista à imprensa.

Após a assembleia, a categoria ocupou as ruas em ato, e marchou até a ALERJ, para onde o projeto de Castro foi encaminhado. Com palavras de ordem, a categoria denunciava que o salário da educação estadual do RJ era a pior do país, além de denunciar a ligação de Castro com a política "miliciana" de Bolsonaro.

A categoria segue em luta demandando o pagamento do piso salarial, e rejeitando a proposta de Castro que concede um aumento reduzido somente para uma parte da categoria, proposta que vem junto com a retirada que deveria ser a progressão do plano de carreira na prática.

Além do piso salarial, a categoria denunciou os efeitos do Novo Ensino Médio e exigiu a revogação desta reforma que ataca a liberdade pedagógica, impondo uma Base Curricular ao gosto de grandes empresários da educação privada, e que atacam o direito à educação da juventude trabalhadora. Também denunciaram a falta de concursos e a falta de recomposição dos salários dos funcionários de apoio, cuja maioria recebe abaixo do salário mínimo, sendo que há muito tempo não há reposição do quadro destes funcionários.

Carolina Cacau, professora da rede estadual e do Nossa Classe Educação chamou a categoria a construir a greve desde a base nas escolas, por um comando de greve que permita a categoria assumir a luta em suas mãos e assim fortalecer a adesão e unidade para lutar. Também levantou a necessidade de independência dos governos para levar adiante esta luta, defendendo a revogação integral da reforma do ensino médio e a luta contra o arcabouço fiscal de Lula-Haddad que ataca os investimentos na educação:

O Esquerda Diário esteve presente apoiando a greve e apresentando 5 propostas para a greve da educação vencer. Leia aqui: 5 propostas para fortalecer a greve da rede estadual da educação




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias