Sociedade

LíVIA COTRIM - PROFESSORA, MARXISTA, LUTADORA

Faleceu Livia Cotrim, doutora em Ciências Sociais, marxista e lutadora da Fundação Sto. André

quinta-feira 15 de agosto| Edição do dia

Faleceu hoje Lívia Cotrim, professora, e defensora do legado do marxismo nas universidades. Lívia dedicou sua vida para a construção de uma Fundação Santo André pública, gratuita, e que atendesse aos filhos dos trabalhadores da região do ABC.

Lívia Cotrim se formou doutora em Ciências Sociais e mestre em Ciência Politica pela PUC. Além de uma grande lutadora, foi autora de trabalhos sobre a Revolução Russa, o populismo, as ferramentas do Marxismo, bem como obras de análise sobre as contribuições de Lenin acerca do Estado e a transição para o socialismo.

Ela participou constantemente nas lutas em defesa da universidade pública e do livre pensamento, participou ativamente dos processos de luta da juventude nas jornadas de junho de 2013, lutou contra o Golpe Institucional no Brasil, esteve ao lado da juventude e de seus ex-alunos na luta contra o Governo Bolsonaro, e recentemente participou também das mobilizações estudantis contra os cortes na educação. Temos um grande orgulho também de dizer que Livia Cotrim fez parte, em 2018, da mesa de inauguração da Casa Marx em Santo André em, uma das sedes do MRT, junto a diversos de nossos camaradas, fortalecendo as batalhas pelas ideias do marxismo dadas por nossa organização.

Veja aqui o depoimento publicado pela professora Maíra Machado em homenagem à Lívia Cotrim




Tópicos relacionados

Sociedade   /    Marxismo   /    ABC paulista

Comentários

Comentar