×

INCÊNDIO UFRJ | Estudantes da UFRJ, desalojados por incêndio, ocupam reitoria

quinta-feira 21 de setembro de 2017 | Edição do dia

Estudantes vítimas de incêndio em um prédio da moradia estudantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no mês passado, ocuparam a reitoria nesta quarta (20) depois de receberem a notícia que seriam transferidos para alojamento em Nova Iguaçu.

Os estudantes que já sofreram com o absurdo incêndio fruto da precarização do prédio e do descaso da reitoria com a assistência estudantil, sendo que alguns ficaram feridos, depois de pedirem socorro e terem a solidariedade de muita gente, haviam negociado com a reitoria um alojamento no centro do Rio, ontem a reitoria anunciou que seriam transferidos para Nova Iguaçu, onde levariam pelo menos 2h para chegar na Universidade.

Frente a essa decisão arbitrária e absurda os estudantes decidiram ocupar o prédio da reitoria. Leia a nota escrita pelo movimento:

"ESTUDANTES DESABRIGADOS PELO INCÊNDIO NA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL OCUPAM A REITORIA

Hoje foi deflagrada uma Ocupação da Reitoria pelos alunos afetados pelo incêndio na Residência Estudantil. O motivo: a Reitoria determinou que os estudantes seriam realocados para um hotel em Nova Iguaçu. Apesar da nota lançada pela Reitoria (1) afirmar que a ação foi feita a partir de um "entendimento" com os alunos, os residentes desabrigados afirmam em nota (2) que o processo foi imposto pela Reitoria. Na última reunião entre as duas partes, há três semanas, a Reitoria concordou em formar uma comissão junto com os alunos para que fosse escolhido o novo hotel, mas isso não ocorreu.

Os alunos do alojamento também questionaram na nota porque não foram realocados para um dos muitos imóveis da UFRJ. Na Carta à Reitoria elaborada pelo Conselho de CAs do Centro (3) e apoiada por residentes do alojamento, protocolada no ConsUni do dia 24/08, foi reivindicado que fosse divulgada uma lista dos imóveis da UFRJ descrevendo seu estado. A Reitoria se comprometeu a responder essa Carta e outros documentos reivindicatórios protocolados pelo Conselho em cinco dias úteis, mas até agora não houve nenhuma resposta formal.

Na nota a Reitoria chegou a dar informações sobre o estado das obras do Bloco B do Alojamento e dos módulos sendo construídos ao lado do CCMN - outra das demandas da Carta - precisamos continuar a pressão para que as outras demandas sejam respondidas! Os alunos tem direito de saber o que está acontecendo na sua universidade - e mais! - de participar ativamente na tomada de decisões!

(1) Nota da Reitoria: https://ufrj.br/…/reitoria-dara-auxilio-emergencial-estudan…
(2) Nota Residência Estudantil: https://www.facebook.com/residenciaestudantilufrj/posts/1479094592172442
(3) Vídeo da Carta à Reitoria sendo lida no Conselho Universitário, órgão máximo de decisão da UFRJ: https://www.facebook.com/caciv/videos/1919653465025826/
"




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias