×

Repressão | EMBRAER: Pela liberação já de diretor sindical e militante de movimento popular detidos na greve

Os operários da Embraer em São José dos Campos votaram greve na madrugada de hoje (03) por aumento real e a manutenção de direitos. E prontamente foram reprimidos pela Polícia Militar com um forte aparato repressivo a mando da patronal.

quarta-feira 4 de outubro de 2023 | Edição do dia

Os operários tiveram armas apontadas contra eles, sendo obrigados a entrarem na empresa. Além da detenção arbitrária de José Dantas Sobrinho (diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos) e de Ederlando Carlos da Silva (militante do movimento por moradia Luta Popular). Uma ação da PM que atenta contra o direito de greve e de organização sindical, a mando da patronal da Embraer, historicamente conhecida por apoiar o golpe militar de 1964.

Como afirmou ao Esquerda Diário Fernando José Hass, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos: “A conduta anti sindical na Embraer ultrapassou todos os limites, usando de força policial para coagir os trabalhadores a entrar para trabalhar. Durante a ação da polícia foram detidos o diretor do sindicato Dantas e o militante do movimento por moradia Aderlan que foram covardemente agredidos e detidos na polícia federal. Tentar criminalizar a organização da classe trabalhadora é o verdadeiro crime aqui.”

Os trabalhadores foram reprimidos por mais de 10 viaturas e os companheiros detidos ficaram mais de uma hora trancados em viatura da Polícia Militar em mais uma cena de tortura e mostra do autoritarismo inaceitável da PM, que também é responsável pela chacina do Guarujá que assassinou mais de 23 pessoas saudada pelo governador Tarcísio de Freitas por ter dito se sentido “extremamente satisfeito” com a operação assassina e racista da PM na Baixada Santista.

O mesmo governador hoje tenta se utilizar da justiça contra o direito de greve dos trabalhadores do metrô, CPTM e Sabesp que lutam contra a privatização, ao ter declarado a greve ilegal e impor multa milionária ao sindicato de metroviários. O que mostra como a justiça está a serviço das patronais e empresários e contra os direitos da peãozada que sai em luta. Mas são os trabalhadores que lutam os que mostram o caminho contra as patronais, pela defesa de seus direitos e contra as privatizações!

Até o momento da publicação desta nota os militantes seguem detidos e diretores sindicais do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e da CSP-Conlutas denunciam nas redes sociais a arbitrariedade que segue na delegacia e seguem em vigília no local da detenção, na Polícia Federal, na região central de São José dos Campos.

Abaixo a repressão, pela liberação imediata de Dantas e Ederlan, detidos na luta da Embraer! Atendimento já das reivindicações dos trabalhadores!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias