×

Desastre capitalista | Consequência da barbárie capitalista, 2023 é o ano mais quente já registrado

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), no relatório sobre Estado do Clima Global, define o ano de 2023 como o mais quente já registrado, batendo o recorde climático de 1,4ºC acima da linha base pré-industrial.

quinta-feira 30 de novembro de 2023 | Edição do dia

Foto: Angelos Tzortnis/AFP

Às vésperas da conferência da ONU sobre o Clima (COP28), relatório afirma que 2023 é o ano mais quente registrado.

O aquecimento global que já impacta várias partes do mundo, com um verão no hemisfério norte chegando a patamares assustadores, em especial no sul da Europa e no norte da África, como na Itália que registrou 48,2°C, Marrocos com 50,4°C e Argélia chegando a 49,2°C.

Os níveis de dióxido de carbono já chega em patamares 50% mais altos do que na era pré-industrial. Além das altas temperaturas, já é registrado ciclones tropicais, inundações, seca extrema e incêndios florestais em vários locais do globo.

Longe se ser fruto de questões naturais, a barbárie climática que vemos é fruto do avanço capitalista e sua lógica predatória que destrói o meio ambiente.

No Brasil, vimos as inundações que deixaram mortes e milhares desabrigados no sul do país, biomas como o do Pantanal em chamas e a Amazônia registrando seca histórica, biomas esses atacados pelo agronegócio. Estados como São Paulo, que ficou sem luz após tempestades, mas que sabemos que longe de ser problema das chuvas, é culpa da sucateamento da privatização da ENEL.

Assim como no Rio de Janeiro, onde a população ficou dias sem luz, com calor de 42,5ºC e sensação térmica chegando a 60ºC no sábado (18), que somado ao descaso da empresa Tickets For Fun, do governo do Rio de Janeiro e do Estado, matou Ana Clara Benevides no show da cantora Taylor Swift.

A luta contra a crise climática passa necessariamente pela destruição desse sistema que destrói o planeta, com a força da classe trabalhadora, do campo e da cidade, junto com a juventude e todos os setores oprimidos, colocando toda a indústria e tecnologia a serviço da humanidade e não mais dos lucros dos capitalistas.

Veja também: O culpado das ondas de calor é o capitalismo: Justiça por Ana! Destruir esse sistema!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias