×

CENSURA | CINEMA | Após censura da Ancine, “A Vida Invisível” será exibida gratuitamente na Cinelândia

quarta-feira 11 de dezembro de 2019 | Edição do dia

Após a direção da Agência Nacional de Cinema censurar a exibição que faria do filme “A Vida Invisível”, haverá uma exibição gratuita nesta quinta-feira (12), às 19h na Cinelândia, promovida por servidores da Ancine e seguida por debate com Rodrigo Teixeira e Gregório Duvivier. O cancelamento da Ancine se dá no marco de diversos ataques do governo Bolsonaro à cultura, como a recente retirada de pôsteres de filmes brasileiros do site e da sede da Agência.

Embora atribua o cancelamento a um problema no projetor do auditório, a Agência negou a se manifestar sobre o assunto. E inclusive, o responsável pela manutenção da sala, quando questionado, afirmou não haver problemas com o aparelho. A exibição gratuita na Cinelândia, e o debate com o diretor do filme Rodrigo Teixeira e o ator Gregorio Duvivier, é uma resposta dos servidores à censura da gestão da agência.

A censura contra artistas e produções culturais não é uma novidade do governo Bolsonaro, que sucessivamente ataca órgãos de fomento à cultura, como os cortes contra a Ancine, a ameaça de extinção da agência e a demissão da diretoria da Funarte.

Bolsonaro e seu governo reacionário nega acesso à cultura aos trabalhadores e jovens, buscando emplacar um discurso conservador e reacionário, enquanto atacam os direitos trabalhistas, impondo condições de miséria para centenas de trabalhadores. Não podemos nos calar enquanto Bolsonaro segue sua cruzada ideológica atacando todo os setores do fomento à arte e cultura do país para convertê-los em templos da ignorância e do pensamento superado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias