Política

SUBMISSÃO AO IMPERIALISMO

Após Bolsonaro ofertar base militar, Secretário americano se diz satisfeito com submissão

O Secretário de Estado Americano, Mike Pompeo, se disse satisfeito com a oferta para que os EUA possam usar o Centro de Lançamento de Alcântara, da Força Aérea, no Maranhão.

segunda-feira 7 de janeiro| Edição do dia

Desde a campanha, Bolsonaro tem dado vários sinais que sua real intenção é tornar o Brasil um pátio traseiro dos Yankees sob o comando de Trump. A ação mais recente foi a de oferecer para que os EUA usem o Centro de Lançamento de Alcântara, da Força Aérea, no Maranhão como base militar.

O nível de submissão de Bolsonaro é tamanha, que o Secretário de Estado Americano chegou a disse que está satisfeito com a proposta e que os EUA estão muito entusiasmados com o giro a direita nos governos da América do Sul, encabeçada por Bolsonaro.

Ainda na mesma entrevista, o Secretário deixa claro os interesses imperialistas americanos. Falou que é necessário “restaurar a democracia na Venezuela” e afirmou que a China não pode se engajar numa atividade econômica predatória pelo mundo, ou seja, exatamente o que os EUA fazem.

Frente ao novo presidente “patriota” que lambe botas de Trump e que quer submeter cada vez mais o Brasil aos interesses do imperialismo americano mais voráz, é necessário construir uma força anti-imperialista da classe trabalhadora, que enfrente os planos de Bolsonaro com independência de classe e numa perspectiva anticapitalista.




Tópicos relacionados

Base militar dos EUA no Brasil   /    Governo Bolsonaro   /    Imperialismo   /    Jair Bolsonaro   /    Acordos Brasil-EUA   /    Política

Comentários

Comentar