×

No dia 05 de fevereiro aconteceu a primeira edição do Sarau Lésbico Ocupa Sapatão ABC - Arte e Resistência, em Santo André. O evento reuniu mulheres, artistas e ativistas da região.

sexta-feira 10 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

Imagens: arquivo pessoal organização Sarau Lésbico Ocupa Sapatão ABC - 2023

Idealizado por Fran Rocha, artista da cidade e Instrutora de Yoga do Projeto Sapastê, o Ocupa Sapatão ABC nasceu com o objetivo de criar um local de acolhimento e pertencimento onde as manas possam expor suas criações artísticas e partilhar das lutas e vivências. O sarau conta com a parceria do Ocupa Sapatão Rio de Janeiro e a conexão se deu a partir de uma das integrantes do movimento da cidade carioca.

O evento aconteceu em um bar acolhedor, o Bar Anhanguera, no centro de Santo André. Um cantinho com livros sáficos de escritoras lésbicas ficava à disposição em todo evento, além de folhas, canetas e lápis de cor para quem quisesse compartilhar algo.

Para se apresentar durante o sarau, bastava realizar a inscrição com uma das organizadoras durante o próprio evento, o microfone também ficava à disposição para quem quisesse falar, fazer alguma intervenção ou ocupar o espaço. O nome é autoexplicativo: Sarau lésbico – arte e resistência, o público, em sua maioria mulheres lésbicas, mas o sarau era aberto a todes.

Durante o dia, cerca de 70 pessoas passaram pelo evento cultural. Estavam presentes muitas artistas da cidade e da região do Abc. Coletivos como Mulheres do ABC - o Bloco e Minas de Resistência se apresentaram. Teve também música Sapatônica Brasileira com Rio em Choro. Integrantes do coletivo teatral Cia do Flores também participaram, a cia trabalha no seu terceiro espetáculo - Flores Brancas, que apresenta como farol de discussão a visibilidade e a vivência lésbica dentro da comunidade LGBTQIAP+ e na sociedade. Fran Rocha faz parte do coletivo e convida para a estreia que acontecerá em breve.

A organização do sarau lésbico também fica por conta de Karen Estevam, atriz e fundadora da ATO Simulação Clínica.

A pretensão do evento é acontecer mensalmente ou até bimestralmente, e como é um evento independente e não conta com apoio financeiro ou patrocínio, as organizadoras passam o famoso chapéu para contribuições voluntárias, interessadas em ajudar o evento artístico militante também podiam contribuir via pix.

Interessades em contribuir para os próximos eventos Ocupa Sapatão podem entrar em contato com a página oficial do evento no Instagram ou clicando aqui.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias