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RIO GRANDE DO NORTE
Álvaro Dias ataca passagens de estudantes e idosos em nome das máfias dos ônibus de Natal
Redação Esquerda Diário Nordeste

Álvaro Dias (PSDB), prefeito de Natal, capital do Rio Grande do Norte, se aproveita da pandemia para proibir estudantes, idosos e todos que pagavam meia ou utilizavam a gratuidade da passagem a terem acesso a esses direitos básicos.

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Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

O prefeito alterou as regras para o uso da gratuidade de idosos nos ônibus e restringiu a utilização do passe de estudantes no transporte coletivo urbano, com o decreto nº 12.179.

O decreto, de 06 de março de 2021, diz que das 6h às 8h e das 17h até as 19h, fica proibido o uso da tarifa zero aos idosos e os estudantes não poderão utilizar o passe de meia passagem. Somente alunos de cursos presenciais poderão utilizar o benefício normalmente.

A desculpa que Álvaro Dias utiliza é a de evitar aglomerações, no sentido de que a retirada temporária desses passes poderia "desestimular" passeios e o uso dos ônibus.

O que a realidade comprova é que serão milhares de jovens trabalhadores presenciais que pagarão mais caro pela passagem, corroendo seus já insuficientes salários, assim como de idosos que trabalham. Isso sem contar o prejuízo aos trabalhadores informais, ambulantes, que tem acesso a esse ou outro direito.

Num cenário em que está sentimos no bolso os efeitos da Reforma da Previdência, da Reforma Trabalhista, do aumento do preço dos combustíveis e alimentos, a medida de Álvaro Dias é garantir os lucros das máfias de transporte de Natal, descarregando a crise econômica e sanitária nas costas de jovens e idosos. Álvaro Dias é a representação máxima em Natal do projeto de Bolsonaro, Mourão e os golpistas, que aprovaram recentemente a PEC Emergencial e planejam a Reforma Administrativa contra os servidores.

Esse decreto, imitação do projeto do também tucano Dória em SP, que se aproveitou da pandemia para cortar esses direitos ao transporte e acesso à cidade, mas que já vinham sendo ameaçados desde antes. Em nome da "saúde pública" encareceram mais o custo de vida da população.

Durante a pandemia, as empresas da SETURN demitiram mais de 1000 rodoviários, sobretudo cobradores, precarizando as condições de trabalho e o transporte público, além de terem atrasado pagamento de salários e ameaçado cortar direitos, como auxílio saúde, dos trabalhadores. Enquanto isso a prefeitura e o governo estadual de Fátima, deram à essa máfia enormes isenções para garantirem seus lucros na pandemia.

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou um toque de recolher que apenas significa maior repressão nas periferias contra os trabalhadores e a juventude. Agora essa medida do Álvaro Dias intensifica as restrições contra esses setores, em particular a juventude, enquanto seguem trabalhando presencialmente e sem direito à cidade.

O Tribunal de Justiça do RN acatou na última segunda (8) o restabelecimento de 100% da frota de ônibus em Natal, que já não dava conta da superlotação antes do decreto da redução em meio à pandemia. Essa medida do judiciário veio a partir de um enorme descontentamento nas últimas semanas de agravamento da crise sanitária, em que foi proibida a viagem em pé nos transportes intermunicipais e pioraram a situação de lotação de ônibus, certamente um dos fatores que favoreceu a explosão de casos que estamos vivendo. Por isso, é insuficiente retomar as frotas anteriores, é necessária a ampliação da frota com a recontratação dos milhares de rodoviários demitidos, em especial cobradores, assim como a estatização dos ônibus sob controle dos rodoviários e dos usuários. Somente quem trabalha e quem usa é que pode definir as necessidades.

Veja também: Álvaro Dias flexibiliza restrições frente ao colapso em Natal: negacionismo em defesa do lucro

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