Rosa e azul: nada a ver com gêneros

0

.

Por Celeste Murillo

 

A pastora evangélica Damares Alves, nomeada ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos de Bolsonaro, inaugurou seu mandato com a frase “Atenção, atenção! É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa.”

As palavras da ministra não surpreendem em um gabinete repleto de homofobia, misoginia e políticas reacionárias. Mas as opções dadas pela representante não deixam de surpreender porque, embora sejam comuns, não há nada que justifique por que o rosa é feminino e o azul ou o azul, masculino.

Essas cores não são naturais, não são milenares ou fazem parte de qualquer costume antigo. A única explicação para essa divisão é a necessidade das sociedades capitalistas gestarem a infância para reproduzir os papéis de gênero. E isso é feito com roupas, jogos e brinquedos e, acima de tudo, com o consumo, que é misturado com a maioria das coisas que fazemos e as relações das pessoas.

 

Menino ou Menina?

Até o século 19, meninas e meninos se vestiam de maneira muito semelhante. O branco era a cor mais usada por razões práticas: estava em toda parte e era fácil de lavar (algo vital quando a lavagem demorava muito mais horas do que hoje na vida das mulheres). Eles também compartilhavam o costume de usar vestidos ou roupas por motivos igualmente práticos. Enquanto usava fraldas, era mais fácil trocá-las por um vestido e, quando não as usavam mais, o vestido sobrevivia melhor do que as calças quando cresciam rapidamente.

Não era importante distinguir o gênero a olho nu e não havia roupas ou brinquedos para meninas ou meninos. E quando eles começam a estabelecer padrões de cores nos primeiros anos do século XX, isso é feito de forma contraditória e oposta àqueles que conhecemos hoje.

Naquele momento, as revistas e as lojas de departamento entraram, quando começou-se a comprar roupas nas cidades. A revista de moda infantil Earnshaw’s publicada em 1918: “A regra geralmente aceita é rosa para meninos e azul para meninas. A razão é que o rosa é uma cor mais determinada e forte, mais adequada para crianças, enquanto o azul, que é mais delicado e refinado, é melhor para as meninas “.

Mas as tendências das revistas e lojas demoravam a ser instaladas, ainda mais quando cada cadeia decidia as cores atribuídas a cada gênero. Teríamos que esperar até a década de 1940 para ver um pouco do padrão de cores que conhecemos hoje e que acreditávamos sempre existir.

 

Cores que são um negócio certo

 

A distribuição de cores que conhecemos hoje ocorreu apenas nos anos da Segunda Guerra Mundial, associada a dois fenômenos-chave: o baby boom (os bebês nascidos depois da guerra) e o boom do pós-guerra nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o marketing, moda e consumo das classes médias se espalham. A generização, além de cumprir um papel na reprodução dos papéis sociais, começou a ser um grande negócio.

O único hiato que teve a combinação rosa e azul foi durante os anos do movimento de libertação das mulheres, quando as mulheres decidiram vestir suas filhas e filhos da mesma forma, e o uso de calças entre as meninas foi ampliado. Durante aqueles anos entre 1960 e 1970, algumas cadeias de roupas grandes como a Sears não fabricaram roupas de bebê rosa. Mas a tendência foi consolidada.
Na década de 1980, azul/azul claro e rosa foram instalados com força. Um impulso decisivo que parece ter ajudado são os avanços técnicos em ultrassonografias para conhecer o gênero antes do parto, porque você pode comprar tudo o que precisa com antecedência. Essa foi uma boa notícia para as famílias, porque permitiu que planejassem, mas, sobretudo, para as empresas que recebem de braços abertos o padrão de cores de gênero.

 

Presente multicolorido?

Hoje o rosa e o azul não são indiscutíveis, nem os preconceitos associados aos gêneros. Isso explica o repúdio que provocou o discurso da ministra de Bolsonaro. A mobilização de mulheres e pessoas LGBT, a conquista de direitos e a luta contra o machismo e a opressão colocam em questão o padrão das cores, entre outras questões.

Mas nas sociedades de hoje, essas questões coexistem com uma forte generização, não apenas da infância, mas do consumo em geral. A mercantilização permeia quase tudo, e as mudanças que ocorrem na sociedade tendem a ser absorvidas porque as empresas sabem que não podem mais vender como o fizeram. É por isso que há publicidade “feminista”, empresas com “valores feministas”, roupas voltadas para as pessoas LGBT, e a lista poderia continuar.

Isso não é lógico ou inevitável, é o resultado da [domesticação de uma parte do feminismo e do movimento LGBT. Ao limitar os aspectos mais críticos dos movimentos que lutam contra a opressão, as classes dominantes assimilam ideias e sentidos comuns, já despojados da radicalidade. Nesta assimilação, a emancipação muda para inclusão, liberdade de tolerância e libertação para os direitos que, nas democracias capitalistas, têm grandes restrições (porque nem todas as pessoas as desfrutam da mesma maneira).

Os padrões de cores falam de uma sociedade em que os papéis de gênero ainda são necessários, mesmo modernizados, para sustentar preconceitos e hierarquias, funcionais para um sistema em que uma minoria vive do trabalho da maioria. A única maneira de acabar com esses padrões e os preconceitos que os acompanham é construir uma sociedade onde ninguém pergunte “menino ou menina?”.

 

About author

No comments