×

Violência contra a mulher | Vítimas de violência doméstica são as que mais perderam emprego e renda na pandemia

Pesquisa aponta que a violência caiu nas ruas mas aumentou dentro das casas, atingindo uma em cada quatro mulheres no Brasil. Entre as jovens o índice aumenta para 1 em cada 3 e entre as mulheres pretas e pardas, aumenta para 1 em cada 2.

segunda-feira 7 de junho de 2021 | Edição do dia

Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão

A pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil", realizada pelo Datafolha sob demanda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 10 e 14 de maio entrevistou 2079 mulheres acima de 16 anos em 130 cidades de todo o país e seus resultados expressam uma realidade que é percebida pela maioria da população, em que 73,5% das pessoas acreditam que no último ano aumentou a violência contra as mulheres, segundo dados da própria pesquisa.

Embora o índice alarmante, de 1 em cada 4 mulheres sofrerem algum tipo de violência, ter se mantido no mesmo patamar em relação às edições anteriores da mesma pesquisa, o que chama a atenção é de que no último ano a violência diminuiu nas ruas (passando de 29% para 19%) e dentro das casas aumentou de 42% para 48,8%, aumentando junto os índices de participação de companheiros, namorados e ex-parceiros nos atos cometidos contra as mulheres.

Veja também: Taxa de feminicídio aumenta com o isolamento social causado pelo COVID-19

Jovens negras são as mais atingidas pela violência e os impactos na perda de emprego e renda

Entre as mulheres de 16 a 24 anos, 1 em cada 3 (35,2%) relataram ter sofrido algum tipo de violência e entre as mulheres pretas e pardas o índice sobe para 1 em cada 2 mulheres (28,3% mais 24,6%, respectivamente).

A pesquisa traz índices que apontam o círculo vicioso de vulnerabilidade social das mulheres vítimas de violência, em que 46,7% das mulheres que sofreram violência também perderam o emprego, a média entre as que não sofreram violência foi de 29,5% e 61,8% das mulheres que sofreram violência no último ano afirmaram que a renda familiar diminuiu neste período. Pelo menos 1 em cada 4 das mulheres que sofreram violência afirmam que durante a pandemia a perda de emprego, renda e a impossibilidade de trabalhar para garantir o próprio sustento são os fatores que mais pesaram para a ocorrência da violência que sofreram.

Pode te interessar:
8M: Transformar a tristeza e a raiva em luta




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias