×

Agronegócio | Via Campesina ocupa sede da Aprosoja denunciando a fome no Brasil

Protesto ocorreu na manhã nesta quinta-feira (14), junto com ações deste tipo em outros quatro estados no país.

quinta-feira 14 de outubro de 2021 | Edição do dia

IMAGEM: Matheus Alves/instagram

Na manhã desta quinta-feira (14), organizações da Via Campesina Brasil ocuparam a sede da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), em Brasília, como parte da Jornada Nacional da Soberania Alimentar e em protesto à fome no país.

O protesto reuniu centenas de camponeses e se expressou em ações em quatro estados Brasil, mirando um setor que politicamente exerce uma influência enorme no país, ao mesmo tempo que também é parte da situação de crise e miséria que os trabalhadores e o povo pobre sofrem diariamente.

Leia Também: Tag #ContraaFomeForaBolsonaro é uma das mais tuitadas na manhã desta quinta-feira

A pauta colocada em questão, não só denuncia como em meio o estado de 116 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar e que avança no país, como também, é fruto das contradições de um modelo econômico, onde o próprio agronegócio prospera avidamente, através de recordes de exportação, podendo faturar cerca 120 bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, trata-se de uma situação que impulsiona também a inflação dos alimentos, onde esses mesmos responsáveis também vem sendo parte de um processo acelerado de destruição do meio-ambiente no país, além de terem sido parte do financiamento da campanha de políticos burgueses, como Bolsonaro, que aprofundam essa situação.

Assim como em Brasília, também aconteceram ações deste tipo em Recife (PE), Vitória (ES), Porto Velho (RO) e Florianópolis (SC), partindo da denúncia à fome e também enquanto uma resposta e denúncia ao veto da Lei Assis Carvalho II, que provia concessões à agricultura familiar em meio a crise econômica aprofundada com a pandemia.

Saiba Mais: Capitalismo precisa acabar! Mais de 24,5 milhões não sabem se comerão durante o dia no Brasil




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias