×

ARTE E CULTURA CONTRA O GOLPE | Vem aí o Festival Fora Temer em SJC!

quinta-feira 1º de setembro de 2016 | Edição do dia

Em São José dos Campos, um grupo formado por militantes de esquerda e artistas da cidade estão organizando o Festival Fora Temer. O evento está marcado para o próximo dia 17, das 10:00 as 18:00 na Praça Dr. João Mendes (mais conhecida como praça do sapo) no centro de São José. O objetivo deste festival é ocupar o espaço público e utilizar a arte como expressão política, chamando as pessoas que estão indignadas com o golpe parlamentar que acaba de se concretizar no Brasil a debaterem sobre o assunto e ainda apreciar os artistas e as artistas da região que também estão pelo Fora Temer.

Confira o Manifesto do festival:

Um festival pra dizer Fora Temer e ocupar o espaço público com arte e política

Vivemos uma crise política e econômica e a solução que os governantes nos apresentam são reformas que significam perdas de direitos historicamente adquiridos e cortes em investimentos sociais na área da educação, cultura e saúde. É um tempo de retrocessos que se intensificaram após o Golpe na nossa pseudo-democracia, um Golpe que colocou no cargo de presidente interino o ficha-suja Michel Temer, que mesmo inelegível por 8 anos pode assumir em definitivo a presidência da república.

Uma das primeiras medidas do governo Temer foi tentar extinguir o Ministério da Cultura. Em resposta a essa medida, artistas dos país inteiro ocuparam prédios públicos e reverteram a medida. Porém, os ataques aos nossos direitos não pararam. Por meio da reforma da previdência, o governo quer estabelecer uma idade mínima de aposentadoria para homens e mulheres. Além disso, há projetos de lei que congelariam durante anos os investimentos em áreas básica como saúde e educação."

Somos aqueles que encontramos na arte o nosso trabalho ou/e também a nossa expressão cultural e política. Defendemos a produção de uma arte independente, livre e de amplo acesso à população de nossa cidade. Em resposta aos altos preços dos espaços e eventos culturais, ocupamos os espaços públicos e manifestamos ali a nossa arte. E por isso, infelizmente, somos reprimidos constantemente seja pela guarda municipal ou pela polícia. Portanto, queremos realizar um festival que utilize a música, a poesia, enfim, a arte, para dialogar com a questão do atual momento político e ocupar o espaço público.

Sabemos que colocar o Temer para fora não basta para resolver as urgências das questões pois a estrutura do sistema que é podre. Pelo mesmo motivo o Festival Fora Temer não apoia Dilma, Lula ou PT, que até pouco tempo estavam aliados com os golpistas. A mudança que acreditamos vem de baixo. Como estamos em período de campanha eleitoral é importante dizer que não seremos palanque para candidatos.

O Fora Temer é uma pauta que abrange diferentes visões e pensamentos, o Festival terá espaço para essas diferenças e estará aberto a discussões.

Confirme presença no evento aqui!

Confira a programação:

Haverá espaço para exposições de trabalhos e venda de comidas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias