Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[VÍDEO] Fetichismo da mercadoria e subjetividade no capitalismo

[VÍDEO] Fetichismo da mercadoria e subjetividade no capitalismo

Falando em Marx é um novo programa semanal do Ideias de Esquerda no YouTube, que está no 4º episódio. Neste episódio, Iuri Tonelo trata do conceito de fetichismo da mercadoria, presente em O capital, principal obra de Karl Marx. A partir deste conceito, fala sobre a questão da subjetividade no capitalismo e a atualidade da reflexão de Marx.

Assista:

Falando em Marx é apresentado por Iuri Tonelo, doutor em sociologia pela Unicamp, dirigente do MRT e autor do livro No entanto, ela se move: a crise de 2008 e a nova dinâmica do capitalismo (2021), e por Letícia Parks, professora formada em Letras, dirigente do MRT e co-organizadora do livro Mulheres negras e marxismo (2021). O programa irá discutir diferentes temas da política, filosofia, economia, cultura e arte com a perspectiva marxista. Assim como o Semanário Ideias de Esquerda, o programa é parte das iniciativas do Esquerda Diário.

Assista também os episódios anteriores:

Falando em Marx #01: O que é necropolítica?, debatendo o conceito de Necropolítica, proposto por Achille Mbembe. O que esse conceito oferece para compreender a realidade e qual o lugar da estratégia na análise de que há uma política de morte no capitalismo?

Falando em Marx #02: Qual o futuro do trabalho?, debatendo as indagações que se abrem em torno desse tema: o trabalho estaria diminuindo? Os robôs estão substituindo a classe trabalhadora? As profissões vão todas se alterar no futuro?

Falando em Marx #03: Um debate com Mbembe e o neoliberalismo, uma continuação do debate crítico sobre o conceito de necropolítica, de Mbembe. Letícia demonstra que a forma como o autor compreende o neoliberalismo não insere a potencialidade revolucionária dos oprimidos. Como respostas, o autor apresenta saídas bem menos radicais do que parece.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Falando em Marx]   /   [Karl Marx ]   /   [O Capital]   /   [Capitalismo]   /   [Marxismo]   /   [Teoria]

Comentários