×
Rede Internacional

NO RIO DE JANEIRO | [VÍDEO] Casal racista no Leblon acusa falsamente homem negro de roubar bicicleta

Instrutor de surf aguardava namorada em frente ao Shopping do Leblon, no Rio de Janeiro, quando foi abordado por um casal de jovens acusando-o falsamente de ter roubado a bicicleta em que estava. Vídeo mostra momento em que o homem branco falha em tentar abrir o cadeado da bicicleta e se dá conta de que fez uma acusação racista.

segunda-feira 14 de junho | Edição do dia

O instrutor de surf, Matheus Ribeiro, não conseguiu gravar toda a cena, mas foi o suficiente para expor uma cena que ocorre cotidianamente em bairros ricos das grandes cidades do país. No vídeo fica evidente que o rapaz branco acusou Matheus de ter roubado a bicicleta de sua namorada. Ele tenta usar a chave do cadeado da sua namorada para tentar comprovar que Matheus teria roubado a bicicleta, mas tenta sem sucesso. Veja o vídeo ao final da matéria.

Trata-se de um episódio de racismo explícito. Certamente o caso teria sido diferente se o homem em cima da bicicleta não fosse negro. E poderia ser ainda pior, caso o acusador não tivesse conseguido comprovar que a bicicleta não era de sua namorada, pois poderia chamar a polícia ou até mesmo pessoas ao redor. Nesse caso, as consequências seriam ainda piores. Casos como esses explicitam o racismo escancarado existente em nossa sociedade, onde muitas vezes um homem negro em cima de uma bicicleta é visto antes de tudo como um suspeito, mesmo após ele mostrar fotos dele em cima da mesma bicicleta em momentos anteriores.

Matheus publicou o vídeo no instagram, onde narra todo o acontecimento na descrição. Veja abaixo:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias