×

ESTADOS UNIDOS | Usando máscara em um país racista

Os negros nos Estados Unidos enfrentam um dilema. Eles podem usar máscaras e serem atacados - ou não podem usar máscaras e ainda assim serem atacados, além da possibilidade de pegar o coronavírus. No fim das contas, não há proteção contra o racismo nos Estados Unidos, exceto se organizar e revidar.

quinta-feira 16 de abril de 2020 | Edição do dia

A pandemia do COVID-19 tornou a natureza racista dos EUA capitalismo descaradamente óbvio. Os negros estão morrendo a taxas incríveis. Em St. Louis, toda morte pelo COVID-19 foi de uma pessoa negra. Em Chicago, os negros representam 70% do número de mortos. Em várias cidades do país, os negros estão altamente representados no número de mortes relacionadas ao vírus.

Os negros têm taxas de infecção pelo COVID-19 desproporcionalmente altas, e isso não ocorre porque, como o cirurgião-geral dos EUA nomeado por Trump, Jerome Adams, sugere, que os negros americanos devem "evitar álcool, tabaco e drogas". A razão é que os negros foram privados de assistência médica adequada e acesso a alimentos saudáveis e água limpa. (Flint ainda não tem água limpa!)

Drogas e álcool foram trazidos para a comunidade negra para desestabilizar comunidades que estavam se radicalizando na década de 1970 - especialmente o crack. As administrações republicana e democrata atacaram conscientemente os serviços sociais, fecharam hospitais e reduziram os orçamentos nos bairros negros. Além disso, os negros são culpados pelo que lhes foi feito pelo capitalismo e pelo imperialismo.

Ainda assim, os negros precisam sobreviver e muitos ainda estão trabalhando em empregos como fast food, mercearias e na saúde. Mas quando deixamos nossas casas, existe o medo perpétuo - e agora a pergunta: mascarar ou mascarar?

Com máscara:

Muitas cidades, como Los Angeles, estão ordenando que as pessoas usem máscaras quando saem de casa para diminuir a propagação do vírus. Claramente, isso inclui pessoas negras. No entanto, quando os negros usam máscaras, o risco de ataques aumenta. As redes sociais estão cheias de histórias de negros sendo seguidos nas lojas e incomodados por usar uma máscara. Já existe um histórico de negros sendo perseguidos nas lojas por suspeitas infundadas de roubo. Além do mais, ser negro e usar uma máscara na rua pode ser extremamente perigoso por causa dos comichões nos dedos dos policiais racistas.

Sem máscara:

Ao mesmo tempo, os negros tem sido atacados por não usar máscara. A consequência geralmente não é apenas uma simples multa ou um aviso da polícia, mas uma repressão brutal. Na Filadélfia, um negro foi arrastado à força do ônibus por não usar máscara. Existem inúmeras outras histórias de pessoas negras sendo atacadas pela polícia por não usarem máscara.

...

Em outras palavras, você se dá mal se fizer e se dá mal se não fizer - nada de novo para os negros que vivem em uma sociedade racista. Então, o que devemos fazer? Usar máscaras e nos organizar! Esse vírus é mortal e não há proteção pelos chefes, capitalistas ou governo. Devemos nos organizar em nossos sindicatos, locais de trabalho e comunidades.

Precisamos continuar a construir uma luta da classe trabalhadora contra o racismo. Não somos as únicas vítimas - também há um aumento de ataques a asiáticos, nativos e latinos apenas por existir nos EUA, um país fundado e alimentado pela violência racista. Todas as pessoas oprimidas fariam bem em vincular nossas lutas para construir uma luta anticapitalista comum, com base nos trabalhadores. Precisamos de trabalhadores de todas as raças e etnias defendermos uns aos outros. Precisamos proteger uns aos outros dos ataques racistas e do COVID-19.

Texto publicado originalmente em Left Voice.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias