×

FESTIVAL UNICENA | Unicena continua na UNICAMP

segunda-feira 5 de outubro de 2015 | 21:19

Os alunos do curso de graduação de Artes Cênicas da Universidade de Campinas, UNICAMP, realizam uma vez por semestre, há mais de quinze anos, o UNICENA: um festival para os alunos de quaisquer outros cursos, professores, educadores e funcionários, e grupos teatrais do estado de São Paulo mostrarem seu trabalho e pesquisa.

Nesta edição, o projeto UNICENA, ocorrerá do dia 1 a 8 de outubro e terá programação todas as noites, exceto sábado e domingo, e também nas tardes dos dias 1 e 8, destinadas à toda população de Campinas, em especial moradores de Barão Geraldo e pessoas vinculadas a Unicamp. Contamos com nomes como a Cia. Domínio Público com o espetáculo “Efêmera” e Lineker, performer de São Paulo, além de oficinas e uma mesa redonda.

Os organizadores, a turma de calouros, decidiu abrir espaço este semestre para a temática de gênero e sexualidade, tendo em vista que o debate acerca deste assunto está sendo cerceado em outros espaços públicos dedicados a educação. Notamos que o público tem urgência de ouvir, assim como o meio artístico tem urgência de trazer à tona essas questões.

Infelizmente, o Unicena conta com pouco apoio para sua realização. Os organizadores têm que buscar recursos através de patrocínios, vendas de rifas e festas, pois os meios institucionais de financiar o evento são ora muito demorados, ora inacessíveis, ou ainda insuficientes. Por conta disso, a programação do evento conta com a festa "Cuerpos que todavía importan", para levantar os fundos necessários para a realização do evento.

Que potência tem as artes da cena para dar visibilidade à performatividade de gêneros e diveridade sexual? Há mais homens ou mulheres trazendo a luz tal debate e o que implica nisto? Como produtos culturais alteram o contexto social de mulheres e LGBT’s? Essas e outras questões permeiam o debate de gênero e sexualidade na cena, tão pertinente e em voga na contemporaneidade, e são abordadas nas performances participantes do Unicena 2015 - 2ª Edição. Para a problematização desta temática que se põe como uma urgência na cena atual, reunimos artistas convidados do Unicena e outros pesquisadores, para uma mesa-redonda intitulada "gênero e sexualidade na cena", a ser realizada no auditório do IA, às 14 horas, dia 08/10 (quinta-feira). Compareça!

Maiores detalhes estão disponíveis na página do evento no facebook:www.facebook.com/unicenicas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias