×

INUNDAÇÕES ARGENTINA | Uma grande campanha solidária dos centros estudantis da Universidade de Buenos Aires (UBA) com as vítimas de inundação na província.

Entrevistamos Leo Luzbo, Jennifer Wainberg e Lautaro Del Castillo, presidentes dos Centros de Estudantes de Sociais, Filosofia e Psicologia da UBA, respectivamente, para que nos contem os detalhes desta campanha em solidariedade com os milhares de afetados pelas inundações.

quinta-feira 20 de agosto de 2015 | 02:27

Como surgiu esta ideia de coordenar uma campanha de solidariedade dos centros estudantis com os sindicatos de docentes?

LL: A situação que atravessam milhares de famílias na província de Buenos Aires hoje, é crítica. Os levantamentos oficiais falam hoje de 3 mortos e 11 mil evacuados; mas o trabalho das organizações sociais, sindicatos de professores como os SUTEBA (Sindicato Unificado de Trabalhadores da Educação de Buenos Aires), e o que denunciam os afetados é a ideia de que a situação é ainda pior. Enquanto tudo isso acontece, o candidato do Frente para a Vitória (FpV), Daniel Scioli, que governa a província de BA, está a passeio pela Itália. Lembramos de abril de 2013, quando as inundações afetaram a Cidade de BA e a Cidade de La Plata, levando a vida de dezenas de pessoas e à perda de tudo de milhares de famílias; também denunciamos que tanto Macri como Bruera se encontravam viajando para fora do país. Uma vergonha. Mas longe de paralisarmo-nos, convertemos nossas faculdades em lugares de coleta de alimentos e roupas, exigindo das autoridades que se colocassem a disposição dos que sofreram danos e organizamos viagens aos pontos afetados para organizar a solidariedade.

JW: Hoje, não duvidamos em fazer o mesmo. Por isso, nos pusemos em contato com os sindicatos de docentes, como o Suteba Matanza, para coordenar uma grande campanha de solidariedade. Nesse distrito há milhares de acometidos e os docentes estão efetuando uma enorme organização para alojar os evacuados nas ecolas, conseguindo alimento, roupa, colchões para as famílias que perderam tudo. O que estamos difundindo é que, em nossas faculdades, vamos recoletar as doações entre os estudantes para entregar aos docentes, que sejam eles, a partir de seu sindicato, que repartam as coisas e evite, assim, a impunidade e extorsão da gestão do FpV, do PRO (partido de Macri) e do Frente Renovador.

Quais são as atividades que porpõem?

LL: Desde essa semana que os espaços dos Centros Estudantis funcionam como centros de arrecadação das doações que realizam toda a comunidade acadêmica. Realizaremos um grande Festival solidário na Faculdade de Ciências Sociais, com bandas, mostras artísticas e venda de comida e bebida, onde vamos concentrar o conjunto das doações e reverteremos o arrecadado em compra dos elementos mais necessários para contribuir com o SUTEBA Matanza.

LdC: Além disso, no dia 21 de agosto, nós da juventude do PTS estaremos organizando a Festa Del Caño (segunda edição) com entrada acessível e bar popular para também contribuir com a arrecadação, como fizemos, recentemente com a luta da 60 e como estão fazendo os deputados Nícolas del caño e Myriam Bregman, doando uma parte de seus salários para as vítimas da inundação. Convocamos a todos os estudantes, que impulsionaram a campanha da Frente de Esquerda encabeçada por Del caño, contra a casta de políticos que apenas querem cada vez mais dinheiro, a se somarem e colaborar com as milhares de vítimas.

Tradução por Raíssa Campachi




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias