×

CONTRA O DIREITO DE GREVE | USP ameaça demitir por justa causa se greve continuar

Em Ofício datado de 5 de outubro de 2015 a Reitoria informa os trabalhadores que terão seus dias cortados e que poderão ser demitidos por justa causa caso a greve se prolongue. Sindicato chama a mobilizar e se unificar contra os ataques.

quinta-feira 8 de outubro de 2015 | 08:29

Em Ofício datado de 5 de outubro de 2015, o Presidente do Conselho Gestor do Campus da Capital informa os trabalhadores que terão seus dias cortados e que poderão ser demitidos por justa causa caso a greve se prolongue. O Presidente em questão é o Prof. Dr. Valmor Aberto Augusto Tricoli que, na ausência do Prefeito recém demitido do cargo esta semana, responde pela Prefeitura do Campus. Trata-se de medida inédita da Reitoria, em meio a negociações em curso. Ontem houve uma reunião e para sexta-feira às 7h está agendada nova reunião de negociação.

Conforme a reportagem do Esquerda Diário apurou, este é uma enorme ameaça ao direito de greve dos trabalhadores da Prefeitura da USP que estão justamente lutando em defesa do emprego. Segundo Claudionor Brandão, diretor do Sintusp "Estamos há 10 dias em greve buscando negociação todos os dias com a Reitoria na busca da estabilidade do emprego e da garantia dos postos de trabalho e o que recebemos é uma ameaça por escrito na casa dos trabalhadores dizendo que se eles continuarem exercendo seu direito de greve irão ser demitidos por justa causa. Mostra a intransigência da Reitoria e nenhum diálogo. Vamos agora enviar ofício exigindo o cessar das ameaças e manter a mais ampla unidade entre todos os trabalhadores, já que a Reitoria também tem como objetivo nos dividir".

Este fato deve tomar grande repercussão na Universidade, pois se mostra também como uma tentativa de amedrontar o conjunto dos trabalhadores, estudantes e professores que preparam para o próximo dia 15 de outubro uma grande paralisação com manifestações unificadas. Jéssica Antunes, estudante de Letras da USP declarou que "A partir do movimento estudantil não vamos parar de nos solidarizar com os trabalhadores. Serão centenas de famílias sem salários, não podemos aceitar. A notícia da ameaça de demissão vai cair como uma bomba entre os estudantes, pois mostra um endurecimento da Reitoria e é um ataque a todos. Vamos passar desde já em todas as salas de aulas, buscar as entidades estudantis e organizar uma forte mobilização pra não permitir este ataque".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias