×

Eleições EUA | Trump quer roubar a eleição. O sistema pode permitir

Embora os resultados completos da eleição de 2020 ainda não sejam conhecidos, está claro que a corrida foi mais disputada do que o inicialmente esperado. À medida que o presidente Donald Trump intensifica suas tentativas de roubar a eleição, fica claro que tanto Trump quanto a natureza antidemocrática da “democracia” dos EUA são as principais ameaças ao nosso direito básico de voto.

quarta-feira 4 de novembro de 2020 | Edição do dia

Já se atravessa a madrugada nos Estados Unidos, e ainda não sabemos quem será o próximo presidente. A eleição parece estar mais disputada do que o esperado. No entanto, Donald Trump prematuramente reivindicou a vitória por volta das 2h30 e disse que iria pedir ao Supremo Tribunal para "parar a votação". Em outras palavras, Trump quer que a Suprema Corte pare de contar os votos e dê a ele a eleição.

Isso seria um grande ataque aos direitos democráticos básicos. Milhões de votos ainda estão esperando para serem contados em todo o país e, se a contagem for abortada, esses eleitores serão roubados. A eleição está incrivelmente acirrada, com milhões de votos pelo correio ainda a serem contados. Os principais estados indecisos como Geórgia, Carolina do Norte, Wisconsin, Michigan e Pensilvânia ainda não contaram todos os votos, e o correio nas cédulas está sub-representado. Agora, Trump quer parar a contagem dos votos e fazer a Suprema Corte de direita decidir a eleição. Este é um movimento político cínico projetado para garantir uma eleição que, muito claramente, Trump não está confiante de que ganhou. Ele afirma que esta eleição está sendo "roubada". E a verdade é que é: está sendo roubado de milhões de pessoas cujas vozes não serão ouvidas por causa do sistema inerentemente antidemocrático da "democracia" americana.

A tentativa de roubo de Trump foi facilitada pelo fato de que não houve uma "onda azul" ou rejeição em massa de Donald Trump, apesar de milhões de razões para o eleitorado fazê-lo. Na verdade, a participação eleitoral superou 2016 de longe. Trump ganhou na Flórida e Ohio - dois estados onde Biden esperava obter uma vitória. No momento em que este artigo foi escrito, Trump detém a liderança em vários estados "obrigatórios" para Biden, mas esses estados também não contaram votos em áreas-chave. Mesmo assim, algumas medidas progressivas foram aprovadas. Por exemplo, o Oregon descriminalizou a posse de pequenas quantidades de todas as drogas, incluindo metanfetamina, cocaína e opióides. Portland aprovou a pré-escola gratuita para todos, Nova Jersey, Dakota do Sul, Montana e Arizona legalizaram maconha e a Califórnia restaurou o direito de voto para pessoas que antes estavam encarceradas.

Não era para ser assim. Afinal, a Five Thirty Eight disse que Trump tinha apenas 1/10 de chance de vencer essas eleições. Na verdade, mesmo que as pesquisas estivessem tão erradas quanto as eleições de 2016, Biden ainda venceria. E ainda pode ser o caso. Mas muitos esperavam que isso fosse um estouro, uma rejeição total do trumpismo e da política de direita que nos levou à crise atual. Essa teoria foi perpetuada pela ideia de que mais eleitores significa mais eleitores do Partido Democrata. Este ciclo eleitoral demonstrou que isso não é necessariamente verdade. Houve um grande comparecimento, mas não parece ter significado uma vitória esmagadora para Biden. Na verdade, parece que Trump ganhou terreno em setores-chave, especialmente entre os latino-americanos, não apenas em Miami, mas em todo o país.

Por outro lado, parece que "o Cinturão da Ferrugem" do alto Meio-Oeste - a chamada antiga Parede Azul dos trabalhadores sindicalizados - que virou para Trump em 2016 está dando a ele bastante trabalho. Da mesma forma, as eleições no Texas acabaram muito mais próximas do que no passado, com Biden vencendo em Arizona, e a Geórgia numa disputa muito acirrada - destacando que as mudanças demográficas tornam os estados vermelhos sólidos cada vez mais precários para o Partido Republicano, pressagiando dificuldades para o partido no futuro. O mesmo se aplica à Geórgia e à Carolina do Norte, onde as mudanças demográficas e o fortalecimento das áreas urbanas e suburbanas estão dando a Biden uma chance de ganhar em ambos os estados. Além disso, os resultados mostram uma polarização crescente dentro do eleitorado, à medida que a divisão entre as áreas urbanas e rurais se aprofunda.

Afinal, mais de 220.000 pessoas morreram como resultado da pandemia, devido às políticas completamente assassinas de um presidente que literalmente disse às pessoas para se injetarem com alvejante; que está tão fora de contato com a realidade que diz que estamos "dobrando a esquina" no COVID no meio de uma terceira onda. E, no entanto, esta é uma disputa acirrada.

Depois do maior movimento de esquerda na história recente dos EUA, o movimento Black Lives Matter, é uma disputa acirrada, com a veemente supremacia branca e xenófoba Donald Trump reivindicando vitória na eleição após concorrer explicitamente contra o movimento Black Lives Matter.

E mesmo considerando os maciços setores de apoio do capital que deram a Biden, na eleição mais cara da história dos EUA, é uma disputa muito acirrada.

É de roer as unhas e parece estar se alongando por muito mais tempo.

Eleições Antidemocráticas

Parecia quase certo que Trump perderia no voto popular, mesmo que vencesse o colégio eleitoral. Se Trump chegar ao topo nesses Estados indecisos, será a terceira vez nas últimas seis eleições presidenciais que a pessoa que obteve mais votos não venceu a eleição. É assim que uma eleição roubada se parece, mas não se trata apenas de Trump e dos republicanos. Os democratas têm sido participantes ativos na defesa das instituições antidemocráticas do estado dos EUA.

Nesta “democracia”, apenas alguns estados - e de fato, apenas alguns condados - decidem toda a eleição. Isso significa que alguns milhares de votos no Cinturão de Ferrugem contam mais do que votos na Califórnia ou na cidade de Nova York. É um sistema construído sobre o legado da escravidão que continua a privar o voto dos negros e latinos.

Mas o colégio eleitoral está longe de ser a única razão pela qual o resultado desta eleição terá muito pouco a ver com a vontade do povo. Imigrantes sem documentos, aqueles que não foram nacionalizados e pessoas menores de 18 anos estão proibidos de votar. Em muitos estados, pessoas anteriormente presas não podem votar. Vale a pena mencionar aqui os mecanismos extremamente antidemocráticos que impedem 1,2 milhão de ex-encarcerados de votar na Flórida; depois que uma medida eleitoral os emancipou, os tribunais estaduais alegaram que as pessoas anteriormente encarceradas não podiam votar a menos que pagassem multas e taxas - que eram difíceis de encontrar e caras e demoradas para pagar. Esses 1,2 milhão de pessoas poderiam ter vencido a eleição. E eles, junto com as pessoas atualmente encarceradas, merecem um voto.

Além disso, a privação sistemática do direito de voto criou barreiras significativas ao acesso ao voto. Tudo isso contribui para um sistema que não pode, de boa fé, ser chamado de democrático, e é um sistema que ambas as partes apoiaram. E, no entanto, este ciclo eleitoral teve um comparecimento bastante elevado, apesar dessas tentativas de suprimir a votação.

Além disso, após a eleição, Trump quer que a eleição seja decidida na Suprema Corte, a instituição antidemocrática com nove juízes não eleitos destinados a interpretar o documento dos proprietários de escravos conhecido como Constituição. É uma quadra onde Trump recentemente colocou a ultradireita Amy Coney Barrett no banco. Ele quer um cenário semelhante ao de 2000, em que os tribunais decidam interromper a contagem dos votos e entregar a eleição ao candidato republicano, com o consentimento dos democratas. De fato, três dos atuais juízes da Suprema Corte trabalharam como advogados no caso de Bush em Bush v. Gore. Há um precedente para uma intervenção do Supremo Tribunal e pode se decidir ai o resultado dessas eleições.

A culpa também é dos Democratas

Mas essa disputa acirrada não é apenas sobre o colégio eleitoral. E não se trata apenas de Trump roubando a eleição.

Mesmo que ainda vença a eleição, Biden está desgastado mais do que muitos esperavam. E desta vez, os democratas não podem culpar terceiros. Os terceiros parecem ter causado menos impacto do que em 2016. Na verdade, quase toda a esquerda socialista engoliu seus princípios e conseguiu votar em Biden. E, no entanto, ainda é uma disputa acirrada.

Biden está lutando porque é um candidato nada inspirador que tentou fazer da eleição um referendo sobre Trump. “Settle for Biden” (se contente com Biden) simplesmente não é um bom grito de guerra. Mas acontece que você precisa dar às pessoas mais do que alguém para votar contra. Você tem que dar às pessoas algo em que votar porque, na verdade, em cada eleição você está votando em alguém. E nós odiamos Donald Trump, mas ele deu a sua base alguém em quem votar. Ele concorreu com mais do que "Não vote no outro cara". Donald Trump prometeu manter a economia aberta, o que pode ter atraído algumas pessoas para o seu lado por medo do lockdown. Ele prometeu proteger os empregos americanos - sendo duro com a China e duro com a imigração. Ele prometeu colocar “A América em
Primeiro Lugar” na crise econômica que se aproxima.

Joe Biden concorreu como um retorno ao status quo. “Voltar ao normal" e "unir o país". Ele concorreu tão respeitável e educado, mas na política, ele foi esparso nos detalhes. Claro, ele usará uma máscara, mas deu poucos detalhes sobre uma abordagem diferente da pandemia. Joe Biden correu como o cadáver fedorento do neoliberalismo progressista - neoliberalismo com um verniz diversificado. Durante o histórico movimento Black Lives Matter, Biden dobrou seu apoio à "lei e ordem". Mas o progressismo já morreu na eleição de 2016. Este não é apenas um problema de Biden; é um problema do Partido Democrata. Eles, como partido, não são nada mais do que uma coleção de xelins neoliberais, espalhando slogans, mas sem oferecer soluções. Acontece que isso não foi suficiente para a "onda azul" em que tantos apostavam esta noite.

Os democratas se esforçaram avançar em sua busca pela retomada do Senado, embora muitas das disputas ainda não tenham sido convocadas. No momento em que este artigo foi escrito, eles estavam atrás ​​em Montana, Carolina do Norte e Maine - todos os quais foram essenciais em seu caminho de poder. Embora amanhã e as próximas semanas possam contar uma história diferente, a partir de agora não parece que esta eleição foi um repúdio ao Senado Republicano. Isso também reflete o fracasso da natureza débil da mensagem democrata. Eles não propuseram um programa alternativo real nas questões que mais importam para as pessoas (de acordo com a pesquisa de opinião da CNN): a economia, a justiça racial e o coronavírus. Em todas essas questões, o Partido Democrata fez ataques aos republicanos, mas nada a oferecer aos eleitores.

Existem políticas que são imensamente populares, como o Medicare for All. No entanto, Biden se recusou a se diferenciar de Trump até mesmo com essa reforma mínima. Em vez disso, Biden optou por argumentar que era mais "decente" do que Trump, embora não propusesse nenhuma mudança real na vida das pessoas. Na verdade, eles fizeram tudo ao seu alcance para derrotar a ala esquerda de seu partido, prometendo nada mais do que o status quo. E, como em 2016, isso não era nada inspirador para grande parte da população. Além disso, em face de um grande levante contra a violência racista do estado, Biden e os democratas se posicionaram como aliados explícitos da polícia e do estado. Claro que eles tweetaram que as vidas dos negros são importantes, mas também deram discursos e fizeram vídeos sobre como a maioria dos policiais é boa e que os saqueadores eram tão ruins quanto os policiais assassinos.

Ao contrário de 2016, existe uma direita mais ativa e radicalizada, pronta para se mobilizar pela vitória de Trump. Essa direita radicalizada não será derrotada nas urnas com democratas débeis e tímidos oferecendo absolutamente nada aos eleitores.

As eleições não vão derrotar a direita. Faremos isso nas ruas.

O certo é que este é o cenário que mostra o pior do regime americano e de suas instituições. É o cenário que ilumina os mecanismos antidemocráticos da república dos EUA. É um cenário que vai evidenciar o caráter antidemocrático do colégio eleitoral, do Supremo Tribunal Federal e da própria Presidência. Os próximos dias provavelmente serão um cenário de turbilhão, com Biden tentando ganhar no tribunal, mantendo a legitimidade das instituições dos EUA. Mas não há garantia de que isso funcionará. Basta olhar para as audiências de confirmação de Amy Coney Barret. E basta olhar para os democratas em 2000, quando eles próprios desencorajaram as pessoas de protestar contra a decisão da Suprema Corte de roubar as eleições. Em um livro de memórias sobre Bush v. Gore, a organizadora trabalhista Jane McAlevey escreve: “As pessoas estavam dispostas a deixar sua rotina diária e entrar na história para defender sua democracia, em uma escala que poderia ser chamada de maciça sem exagero”. Em outras palavras, massas de pessoas teriam defendido o direito de ter todos os votos contados. No entanto, os democratas e os sindicatos “sufocaram o movimento na Flórida, apagaram-no imediatamente”.

Podemos desempenhar um papel em forçar o estado a contar os votos, bem como em derrotar a extrema direita e em assegurar a ajuda necessária para as famílias da classe trabalhadora. Isso significa lutar contra os democratas e os republicanos. Alguns setores dos trabalhadores falaram em fazer greves contra fraude eleitoral, e de fato chegou a esse ponto. Precisamos tomar as ruas e nos organizar em nossos locais de trabalho. Devemos defender nossos direitos democráticos contra todos os ataques. Os democratas não farão isso, mas nós podemos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias