×

Vitória Operária | Triunfo operário em estaleiro na Argentina: após várias horas de permanência, governo prometeu comprar insumos

Desde o meio-dia, os trabalhadores do Estaleiro Río-Santiago permaneceram diante da administração. Eles exigiram insumos para trabalhar. Depois das 21h, o governo concordou em assinar o acordo. Os trabalhadores vinham sofrendo com a falta de suprimento para o trabalho e ataques a seus direitos.

sábado 15 de setembro de 2018 | Edição do dia

Nesta quinta-feira, desde o meio-dia, centenas de trabalhadores se aproximaram dos escritórios onde funciona a gestão da empresa para reivindicar que ela envie os materiais e insumos básicos para concluir o navio Eva Peron. Como haviam votado em uma massiva assembleia, exigiram que a gestão chefiada pelo Sr. Daniel Capdevila, atual controlador da planta naval Ensenada, iria fornecer insumos básicos para retomar a produção.

Com isso, parentes e vizinhos de Ensenada e La Plata foram para o local. Também organizações de solidariedade que acompanham os trabalhadores.

Finalmente, após 8 horas e diante da decisão dos trabalhadores e do apoio que receberam, a intervenção concordou em assinar um acordo em que se compromete a garantir os insumos para o trabalho. Além disso haverá uma reunião com ministros para tratar dos descontos que os trabalhadores sofreram. Enquanto a assinatura do acordo era esperada, o que poderia ser no Município de Ensenada, os trabalhadores continuaram com a estadia pacífica no estaleiro.

Isto confirma um grande triunfo para os trabalhadores, que estão dispostos a garantir a luta contra qualquer manobra que o governo tente.

O Esquerda Diário reproduz a intervenção de José Montes, líder histórico do Estaleiro Río Santiago e da Chapa Marrom (PTS e independentes), ao sair das negociações. "A luta do estaleiro, sua tradição, continua a ser um espelho no qual milhares de trabalhadores se olham e estamos mostrando a eles o caminho para derrotar o plano de ajuste."

Aqui você pode ouvir a leitura do acordo, de "Pancho" Banegas, secretário geral da ATE Ensenada. Se destacam dois pontos: "as autoridades da empresa estão comprometidas em fornecer gás, oxigênio e suprimentos"; "as partes concordam com as negociações com os ministros para a próxima segunda-feira, onde serão tratados os prêmios, descontos de férias e outras questões trabalhistas.

Imagens do momento em que informam os trabalhadores e organizações reunidos.

Lembremos que existem mais de 3 mil trabalhadores e trabalhadores que desempenham suas tarefas no Estaleiro Río Santiago de Ensenada. Lá eles produzem não apenas navios, mas também diferentes obras de infraestrutura. Desde o começo da intervenção de Daniel Capdevila, um homem próximo de Horacio Rodríguez Larreta e María Eugenia Vidal, os trabalhadores sofrem diferentes tipos de ataque. Entre eles, a falta de investimento da empresa, o que lhes permitiria concluir os trabalhos que estavam fazendo, alguns quase concluídos como o navio Eva Perón. Mas também com descontos salariais e ataques às suas conquistas. Macri chegou a dizer que "o estaleiro precisava ser dinamitado". Quando eles foram reivindicar para o governo foram brutalmente reprimidos pela polícia de Buenos Aires. É por isso que vêm realizando diferentes tipos de mobilizações, entre elas a jornada nacional de 12 de setembro, que resultou cortes de rua em La Plata, no Obelisco e diversos pontos do país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias