×

Transgender Marxism: a primeira e inédita coletânea de pessoas trans sobre o marxismo é lançado nesta segunda

Nesta segunda-feira (24), ocorre o lançamento oficial da Coletânea de textos organizados e escritos por pessoas trans sobre marxismo. Transgender Marxism , publicado pela Pluto Press , como parte do Radical May e organizado por Jules Gleeson e Elle O’Rourke, contém mais de 13 contribuições da Grã-Bretanha, Inglaterra, Europa, EUA, Austrália e Brasil.

sexta-feira 21 de maio de 2021 | Edição do dia

O projeto deste livro que teve início em 2018, atravessou o segundo ciclo da luta de classes internacional com greves importantes na França, o levante popular no Equador e no Chile, com golpes reacionários como Bolívia e Myamar, a ascensão e a crise da extrema direita, a irrupção de um massivo questionamento a polícia no coração do imperialismo norte americano com o Black Lives Matter e a chegada de uma Pandemia Global que aprofundou a crise econômica e escancarou a face mais cruel e desumana do capitalismo, onde todo avanço tecnológico e todas as forças produtivas estiveram voltados ao lucro, acima das vidas.

Finalmente, após as dificuldades impostas pela Pandemia, nesta quinta-feira (20), as pessoas que compraram antecipado receberam o E-Book do livro e aguardam receber a sua versão impressa. E já começam os preparativos para o evento de estreia que terá como participação das organizadoras Jules Joanne Gleeson e Elle O’Rourke e Juliet Jacque, escritora e cineasta, de Violeta da Índia e da travesti brasileira Virginia Guitzel. As inscrições podem ser feitas aqui e poderá ser assistido pelo Youtube.

"Uma coleção vibrante e muito necessária - não apenas para pessoas trans - mas a esquerda em geral” - Shon Faye, autor de ’The Transgender Issue’ (Penguin, 2021)

A coletânea tem como desafio cruzar as reflexões sobre diferentes perspectivas sobre o marxismo e as identidades trans, com elaboraciones que abordam desde o ponto de vista filosófico, da economia e da política, como estes debates se relacionam e podem oferecer uma perspectiva abrangente e materialista-historica para a luta contra a transfobia e o capitalismo.

O livro inglês pode ser comprado aqui e mesmo com a impressão extra para garantir a pré-venda, o interesse por essa elaboração inédita já superou as expectativas da Pluto Press como foi divulgado pela Jules Gledsson.

Entre as 14 colaborações expostas nesta publicação, é possível ver uma rica variedade de temas abordados: o problema da reprodução social, do mercado de trabalho para as pessoas trans, o que significa uma transição de gênero, quais as convergências e divergências entre Marx e Judith Buttler, contribuições sobre o pensamento de Deleuze e uma contribuição brasileira sobre o processo da luta de classes e a chegada de Bolsonaro ao governo em 2019.

“Poderoso ... com sofisticação e percepções impressionantes,’ marxismo transgênero ’desafia as bases sociais do capitalismo em padrões de gênero de propriedade, trabalho e direito de desenvolver novas formas de socialidade além da família e sua divisão sexual diádica” - Petrus Liu, autor de ’Queer Marxism in Two Chinas’ (Duke University Press, 2015)

Virgínia Guitzel, que é estudante da UFABC e faz parte do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT), sessão brasileira da Fração Trotskista - Quarta Internacional - está entre as colaboradoras desta edição. Com o artigo "Notes From Brazil" numa elaboração militante sobre a histórica relação entre o marxismo e a luta pela libertação sexual e de gênero em uma perspectiva anticapitalista, a travesti aborda a dramática situação da comunidade trans no país do transfeminicidio controlado por Bolsonaro, Damares Alves e o regime político do golpe institucional.

“Existe um marxismo transgênero? Esta coleção pioneira mostra que a resposta é que há muitas - inspiradas na psicanálise, organização sindical, comunidades queer, lutas negras e muito mais. As realidades materiais são tremendamente importantes nas vidas trans; e experiências trans podem mudar nosso pensamento sobre o capitalismo e a libertação” - Raewyn Connell, autor de’ Gender: In World Perspective ’(Polity, 2020)

Publicado pela Pluto Press em Maio de 2021

Brochura ISBN: 9780745341668
Capa dura ISBN: 9780745341651
e-book ISBN: 9781786807335

288 páginas
135 mm x 215mm

Compre aqui




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias