×

Bloqueios golpistas | Trabalhadores mostram o caminho pra enfrentar os bloqueios bolsonaristas

Enquanto bolsonaristas golpistas bloqueiam vias pelo país, apoiados por patronais do agro e por forças policiais, são os trabalhadores metalúrgicos e moradores das periferias que dão exemplo de como enfrentar a extrema direita bolsonarista.

terça-feira 1º de novembro de 2022 | Edição do dia

Imagem: Recortes de vídeo das ações dos metalúrgicos e moradores de São Mateus

Diante dos locautes bolsonaristas que se mantém em vários pontos do país, levados a frente por golpistas minoritários, apoiados por patronais do agro e por forças policiais, que enviadas para liberar vias demonstraram seu apoio aos bloqueios, os exemplos de trabalhadores metalúrgicos e moradores do ES que enfrentaram os bloqueios com sua organização mostram o caminho para derrotar a extrema direita.

Ainda na tarde de ontem, em São Mateus, no Espírito Santo, a população desceu ao bloqueio bolsonarista, destrancou a BR e colocou os bolsonaristas para correr. Em outro ponto bolsonaristas foram enxotados a pauladas pela população. É possível ver no vídeo o medo do motorista do caminhão após a população ir para cima.

Na noite de ontem (31/10), trabalhadores do estaleiro da BrasFels, impedidos de passar quando voltavam da rotina exaustiva de trabalho, desceram do ônibus fretado e obrigaram os bolsonaristas em locaute patronal golpista a liberar passagem.

"Vamo liberar! Quero jantar! Trabalhei o dia todo!", é o que diziam os trabalhadores do estaleiro da BrasFels, descendo de seu fretado lotado para desinterditar rodovia Rio-Santos, uma das rodovias bloqueadas pelos bolsonaristas em locaute patronal golpista.

Apesar da pressão do STF, que ameaça prender o diretor da PRF, a conivência criminosa continua, ainda que progressivamente começam a diminuir os bloqueios, o que há que ver se vai se manter. Ao mesmo tempo também começam a circular chamados ao enfrentamento dos bloqueios, como do MTST em São Paulo e em grupos de torcida antifascistas.

É a forca da classe trabalhadora que pode derrotar o bolsonarismo! Esses exemplos iniciais de enfrentamento são o ponto de apoio para que as centrais sindicais, a começar pela CUT e CTB, dirigidas pelo PT e PCdoB, saiam do imobilismo em que se mantém e convoquem o conjunto da classe trabalhadora a cortar a ameaça golpista pela raiz, unificando trabalhadores com a juventude e os setores oprimidos para barrar essas ações reacionárias do bolsonarismo, nacionalizando os exemplos e também articulando com programa contra os ataques econômicos mais sentidos pela população. É esse o caminho, e não confiando no judiciário, nas forças repressivas ou nas alianças com a direita, como faz Lula-Alckmin, que iremos derrotar a extrema direita, mas sim com medidas efetivas de luta, sem nenhuma confiança nas instituições e no STF.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias