×

GREVE NA SAÚDE | Trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG entram em greve por tempo indeterminado

Servidores do Hospital das Clínicas da UFMG entraram em greve na manhã desta terça e denunciam que não há médicos e enfermeiros suficientes para atender a demanda do serviço de saúde pública.

terça-feira 19 de setembro de 2017 | Edição do dia

Os trabalhadores são servidores da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), um órgão ligado ao MEC que é responsável pela gestão dos hospitais universitários federais do país. A greve foi decidida em âmbito nacional em plenária dos servidores da Ebserh no último dia 4.

Além dos servidores da capital mineira, também devem aderir a greve em Minas Gerais a partir de amanhã os trabalhadores do Hospital Universitário da UFJF, em Juiz de Fora, e do Hospital Mário Palmério, em Uberaba.

O Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais (Sindsep-MG) declarou que os serviços de emergência e urgência do Hospital das Clínicas continuarão funcionando.

Os trabalhadores dizem que estão trabalhando no limite e faltam médicos e enfermeiros para atender a população. Também questionam a falta de negociação, que vem sendo protelada desde dezembro, e que não nenhuma previsão nem de aumento salarial e nem novas contratações.

A desvinculação dos hospitais das universidades para passarem a ser administrados por uma empresa, como é o caso da Ebserh, sempre foi denunciada pelos setores que defendem uma saúde pública e de qualidade para todos, pois significava uma desvalorização e privatização da saúde pública. Agora, o que se vê na prática com a adesão ao Ebserh e privatização da gestão, é que o enorme caos na saúde pública atingiu os hospitais públicos tidos como referência, como são os hospitais universitários.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias