×

Educação em luta | Trabalhadores da educação em greve fazem manifestação em Belo Horizonte

Mais de 200 professores e professoras estiveram na manifestação, como parte do calendário de greve, nesta sexta-feira (11), contra os ataques de Romeu Zema (NOVO), pelo pagamento do piso salarial e contra o regime de recuperação fiscal.

sexta-feira 11 de março de 2022 | Edição do dia

Professores e professoras da rede estadual de Minas Gerais que estão em greve desde quarta-feira (9), fizeram uma manifestação nesta sexta-feira (11) como parte do calendário de greve.

O ato ocorreu na superintendência regional de ensino de Minas Gerais, Metropolitana B, em Belo Horizonte, no bairro Gameleira e contou com cerca de 200 trabalhadores da educação.

Trabalhadores gritavam palavras de ordem como "Zema caloteiro cadê nosso dinheiro"

As professoras e professores do estado estão em greve pelo pagamento do piso salarial integral e contra o Regime de Recuperação Fiscal. Com quatro anos sem reajuste salarial, o governo segue descumprindo a lei do piso salarial nacional da educação, que definiu reajuste de 33,24% para todas as carreiras da educação. Zema descumpre a lei, para garantir os lucros dos empresários, enquanto em meio a crise e a alta da inflação oferece somente 10% de reajuste salarial, o que significa que receber um salário menor que o de quatro anos atrás.

Leia mais sobre: Por uma forte greve da educação! Conquistar o pagamento do piso salarial nacional e derrotar o Regime de Recuperação Fiscal do governo Zema!

A greve que começou há dois dias já sofre com ataques do governador e com o autoritarismo judicial. A justiça, a pedido de Zema, decretou a suspensão da greve, um ataque ao direito à greve garantido na constituição e que busca jogar a mobilização dos trabalhadores na ilegalidade. A ação foi julgada pelo desembargador Raimundo Messias Júnior, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a pedido da Advocacia Geral do Estado. Enquanto isso, a justiça segue cúmplice do governo, que descumpre a lei do piso nacional e estadual. Exatamente por isso que é extremamente importante que o Sind-UTE coloque todas as suas forças para a mobilização de todos os trabalhadores, impulsionando comites de greve pela base que possam potencializar a mobilização e organização dos trabalhadores.

Leia sobre: Fortalecer a greve da educação contra o autoritarismo do judiciário e o arrocho salarial do governo Zema!

Veja fala da professora em greve Flávia Valle:

Veja fala do professor Francisco Marques:

Veja fala da Elisa Campos estudante de Filosofia da UFMG e da Juventuda Faísca Revolucionária:

Acompanhe a luta das professoras de Minas Gerais pelo Esquerda Diário!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias