×

Precarização do trabalho | Trabalhadores da JBS em protesto paralisam atividade por 40 minutos em Mato Grosso do Sul

500 trabalhadores do abate do frigorífico JBS, planta da Seara em Sidrolândia, a 71 km de Campo Grande Grande, paralisaram as atividades ontem (06/10), durante 40 minutos em protesto pelo ritmo do trabalho, enquanto país assola na miséria e na fome.

quinta-feira 7 de outubro de 2021 | Edição do dia

Foto: Reprodução/Facebook

"Por conta própria, eles pararam a produção porque não aguentavam mais. Durante a pandemia, a empresa aumentou o número de abate de frango e chegou o momento que não estão aguentando mais. Já tínhamos feito uma reunião no dia 30 para diminuir a intensidade do trabalho, mas nada foi feito", contou o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Carnes e Aves, Sérgio Bolzan.

Pode te interessar: Número de brasileiros passando fome salta de 10,3 milhões em 2018 a 19,1 milhões em 2020

Ele afirma que são mais de 200 trabalhadores do abate afastados pelo INSS, como reflexo do aumento de trabalho. "Além disso, tem os de atestados com dor nos punhos, braços e costas", acrescentou.

Ao todo, são 1,5 mil trabalhadores no abate atuando em três turnos de 7h22, de segunda a sábado. "Há seis meses, eram pendurados 16 frangos vivos por minuto. Agora, os trabalhadores estão pendurando 22. A desossa da coxa também aumentou para 5 a 6 por minuto. Antes, era metade. Mas a empresa não quer discutir o ritmo. Alega que o problema é a faca. Não quer discutir o foco principal."

Veja mais: Cresce a lista de patrões que submetem trabalhadores a condições de trabalho análogas à escravidão no país

A empresa que registrou aumento do seu lucro em 65% no ano de 2020, que negligenciou atendimento aos seus trabalhadores quando estes reclamavam por uso de EPI’s adequados, negou testes massivos aos seus funcionários, se vê envolvida em mais um caso de super exploração e precarização do trabalho, enquanto o país assola na miséria e na fome que batem níveis recordes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias