×

"Todo meu repúdio a tortura sofrida por uma companheira trans do PSOL!" diz Maíra Machado

Na ultima terça-feira (16), uma militante trans do PSOL de Guarulhos, foi sequestrada e torturada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, por razões claramente transfóbicas.

segunda-feira 29 de julho de 2019 | Edição do dia

A jovem foi abordada por dois homens que se autodeclaravam apoiadores do Jair Bolsonaro, os homens armados a obrigaram a entrar no carro, onde a vendaram e a agrediram enquanto a direcionavam a ela insultos transfóbicos, além disso também a insultaram por seus posicionamentos políticos. Como resultado da violência teve escoriações graves em todo o corpo (joelhos, costas, ombros, dedos da mão, pescoço e rosto).

Isso acontece em um momento de fortalecimento dos elementos arbitrários do judiciário e do bolsonarismo, como a portaria 666 de Sérgio Moro que através de diversas medidas buscam arbitrariamente prender e deportar estrangeiros que sejam, supostamente um "risco ao país". Essas medidas buscam aumentar o poder de controle e repressão do Estado para garantir a aprovação de diversos ataques aos trabalhadores como a reforma da previdência e a MP 881.

Vejam abaixo declaração da professora Maíra Machado sobre o ocorrido:

"Todo meu repúdio a violência sofrida pela companheira do PSOL. O discurso ultra conservador aclamado pelo governo, faz coro as declarações do presidente e seus ministros. Há alguns dias a ministra Damares Alves, sugeriu a instalação de fábricas de calcinhas para acabar com a exploração sexual na Ilha do Marajó, como se o que causasse o numero de abusos fosse a falta do uso dessas roupas.

O discurso machista e lgbtfóbico deste governo é bem aberto, no início do ano a mesma ministra disse que era uma nova era no Brasil, e que "menino veste azul e menina veste rosa", limitando não só a identidade de gênero que é associada a uma cor ou outra, mas também qualquer liberdade democrática que mulheres, negrxs e lgbts lutaram muito para para ter. E é em base ao apoio ideológico do governo que há cada vez mais espaços para violências, como a sofrida pela companheira do PSOL.

Não podemos acreditar que esses eventos estão isolados de uma política nacional articulada para nos fazer pagar pela crise capitalista. Que a miséria que nos reservam tende a ser cada vez mais opressora e exploradora para que possam continuar vivendo seus privilégios. Isso se prova na implementação em larga escala da reforma trabalhista, que obriga milhares de trabalhadores, em sua maioria jovens, a ocuparem postos de trabalhos ultra precários e morrerem em decorrência disso: como o caso de Thiago Dias da Rappi e mais recentemente de um trabalhador na argentina que foi atropelado fazendo uma entrega e de suporte da empresa teve apenas a indagação: Mas como está o pedido?

É revoltante o futuro planejado pra nós trabalhadores, para as mulheres, negros e negras e lgbts. A extrema-direita e seu discurso, racista, machista e homofóbico, planeja esmagar-nos enquanto sobem em seus elefantes de ouro.
Prestamos nosso apoio aos companheiros do PSOL, na luta contra esse governo e por uma alternativa anti imperialista e anti burocrática na esquerda."

Saiba Mais: Reacionária Damares diz que meninas são abusadas porque não usam calcinha
Rappi: trabalho precário causa mais uma morte em São Paulo

Reproduzimos a nota na integra publicada pela Executiva Estadual do PSOL São Paulo abaixo:

Na terça-feira (16/7), uma militante transexual, membra do diretório municipal do PSOL de Guarulhos, da setorial LGBT do PSOL SP e da direção do Quilombo Raça e Classe da CSP-CONLUTAS, foi sequestrada e torturada por declarados apoiadores do presidente Jair Bolsonaro por razões manifestamente transfóbicas, num ato criminoso de enorme gravidade.

A. T. (preservamos a identidade por questão de segurança) estava no início da Radial Leste quando foi abordada por dois homens armados que a mandaram entrar no carro. Deu-se início à prática de intimidação e tortura. A militante teve os olhos vendados, foi ameaçada com o direcionamento de arma de fogo contra a sua cabeça e ouviu insultos transfóbicos enquanto era agredida e seus pertences revirados. Além do crime de ódio as intimidações passaram para o campo político atacando suas posições em relação ao PSOL nas redes e contra o Bolsonaro. Como resultado da tortura teve ferimentos e escoriações graves em todo o corpo (joelhos, costas, ombros, dedos da mão, pescoço e rosto).

Com o objetivo de intimidar, o único pertence roubado foi seu celular, sob pretexto declarado pelos criminosos de acessar todos os contatos. Os criminosos também atiraram diversas vezes, por sorte não ferindo a vítima com estilhaços ou balas.

Desde o ocorrido, todas as medidas legais foram tomadas para resguardar a militante e exigir investigação e punição exemplares para o caso. A. T. fez exame em hospital e abriu boletim de ocorrência. Acompanhada por advogados e parlamentares do PSOL, a Secretaria de Segurança Pública foi interpelada com um pedido de reunião urgente sobre o caso, mas, até agora, não retornou.

O PSOL afirma que o ocorrido, sem precedentes, configura crimes gravíssimos motivados por razões políticas e transfóbicas. Criminosos que o praticam são movidos pelo ódio e conduta assassina, de cunho fascista, e têm por objetivo intimidar militantes como a companheira e o conjunto da militância de um partido de esquerda coerente e reconhecido pela sociedade, como o PSOL. Tais pessoas e seus possíveis mandantes não apenas não terão êxito nesses objetivos, como terão de responder criminalmente por seus atos, pois o partido não permitirá que o caso passe impunemente.

Fazemos o chamado a todos os partidos de esquerda, movimentos sociais, sindicatos, centrais sindicais, entidades democráticas como OAB, ABI e outras a condenarem o atentado contra uma mulher trans, negra, militante de esquerda, e exigirem conosco as providências cabíveis da Secretaria de Segurança Pública e do governo de São Paulo.

Exigimos investigação e punição exemplares.
Exigimos que a Secretaria de Segurança Pública de SP nos receba imediatamente, em caráter de urgência, para audiência.
Condenamos o ódio, a transfobia, a intolerância política e os métodos de milícia típicos de uma ideologia de traços fascistas.
Não seremos intimidados!

Executiva Estadual do PSOL São Paulo
25 de Julho de 2019




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias