×

9J | Todes ao ato do 9J no Recife!

O ato será na Faculdade de Direito do Recife, na Boa Vista, as 15h!

terça-feira 7 de junho de 2022 | Edição do dia

9J: Massificar com assembleias democráticas de base a luta nacional contra Bolsonaro, os cortes e a PEC 206! Justiça por Genivaldo! Por um plano emergencial para os afetados pelas enchentes em PE e AL.

A situação da educação e das universidades públicas no Brasil é trágica. E os ataques contra a educação vem passando um atrás do outro. Falta moradia, restaurantes universitários, faltam bolsas, contratação de funcionários e professores. A permanência estudantil, que sempre foi insuficiente, está à beira de ser extinguida, aumentando a desistência e a elitização das universidades. Enquanto a maioria da juventude trabalhadora segue pagando as universidades privadas e os capitalistas da educação lucrando ainda mais ano após ano. Mas Bolsonaro e os militares nunca estarão satisfeitos e agora aprovaram mais um corte milionário de verbas enquanto nos ameaçam com a PEC 206 que legaliza o fim da universidade pública gratuita. Estamos com a faca no pescoço.

Editorial MRT: Por atos nacionais no 9J contra os ataques à educação, por justiça para Genivaldo e um plano de emergência em PE e AL

Mas não é só na educação. Os capitalistas estão jogando a crise que eles criaram em nossas costas. A população passa fome, a inflação aumenta, o salário sequer chega ao fim do mês, o desespero do desemprego é constante e os direitos trabalhistas já começam a ser raridade. A extrema direita, as polícias, as milícias e os militares seguem seus ataques cada vez mais brutais, como foi a totura na câmara de gás improvisada que levou à morte de Genivaldo, ou então na mais recente chacina no Rio de Janeiro.

No Nordeste a precariedade de nossas vidas se revela com a própria natureza. Bastou uma chuva mais forte e em poucas horas enchentes e deslizamentos transformaram Pernambuco e Alagoas em um pesadelo. São 129 mortos só em nosso estado e milhares de desabrigados fruto do descaso das gestões do PSB e também de Lupércio (Solidariedade) em Olinda e do bolsonarista Anderson Ferreira e seu sucessor Luiz Medeiros (PL) em Jaboatão.

Ver também: Contra os ataques de Bolsonaro e do Centrão: por universidades à serviço da classe trabalhadora e do povo pobre!

Neste cenário terrível em que estamos as grandes centrais sindicais, como CUT e CTB, dirigidas pelo PT e PCdoB, assim como as entidade estudantis UNE e UBES, dirigidas pelos mesmos partidos, estão em uma trégua de paz com o governo de Bolsonaro, ajudando para que toda a insatisfação seja direcionada exclusivamente para as eleições na chapa de conciliação de classes do PT de Lula com tucano golpista e racista Alckmin, que hoje também integra as filas do PSB. Mas os ataques estão ocorrendo agora, e já foi declarado publicamente que esta chapa não irá reverter esses ataques após eleições. Assim como não serão as eleições que irão tirar os militares das instituições, e nem acabar com a extrema direita. Ao contrário, o plano da chapa Lula-Alckmin pós eleições é governar sob a terra arrasada.

Por isso, nós da Faísca Revolucionária colocamos nossas forças para a convocação massiva do ato dia 9J, para erguer uma verdadeira batalha contra os cortes à educação e a PEC 206. Mas também achamos fundamental que neste dia carreguemos conosco o grito de Justiça por Genivaldo e por um plano de emergência para os atingidos pelas enchentes, unificando os estudantes junto a classe trabalhadora, que são os nossos verdadeiros aliados contra a extrema direita e o capitalismo.

Porém, para essa luta se massificar e derrotarmos Bolsonaro, não podemos confiar em meras saídas institucionais e eleitorais que nos trouxeram onde estamos hoje. É preciso que confiemos nas nossas próprias forças, através da auto organização. É preciso que cada DCE e CA/DA organizem assembleias de base nas universidades de todo o país, construindo atos e paralisações nacionais contra os cortes na educação e contra a PEC 206. Assim como fazer exigências públicas para a UNE, tal como propomos e foi aprovado na assembleia geral dos estudantes da UFPE, para que construa a mobilização através de assembleias de base democráticas nas universidades. Esse chamado também foi aprovado nas assembleias da UFRN e UFRGS e precisa ser levado a frente pelas entidades estudantis.

Por isso, chamamos todes ao ato que ocorrerá no dia 9, em frente a Faculdade de Direito do Recife, as 15h!

Ver também: 5 motivos para unificar nossas lutas contra Bolsonaro e a miséria capitalista no dia 9




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias