×

Greve na RedeTV | "Teve caso de cinco anos sem depósito de FGTS. INSS nem se fala..."

Abaixo transcrevemos um relato de um trabalhador da RedeTV. Desde segunda-feira funcionários da emissora estão em greve por conta do congelamento de salários, que já dura 4 anos, e contra a redução salarial permitida pela MP 936 desde ano passado.

sexta-feira 3 de setembro de 2021 | Edição do dia

Foto: Divulgação

Vídeo | Bolsonarista Sikêra Jr. zomba e faz ameaça repulsiva a trabalhadores em greve na Rede TV!

"Eu sou funcionário da RedeTV há 6 anos. A redetv tem um dos salários mais baixos do mercado e há 4 anos não dão nenhum ajuste salarial para seus funcionários, o último foi de 2018. As outras emissora do Estado, do Brasil, adiantaram valores, mas não assinaram qual vai ser a convenção coletiva, mas, pelo menos, elas deram algum adiantamento para seus funcionários. A RedeTV nem isso fez, ela trata a gente com chacota, com desrespeito, tentando desmerecer nosso trabalho, desvalorizar a nossa mão de obra, que é uma mão de obra qualificada, que precisa de respaldo para trabalhar.

A RedeTV está abalando a saúde mental de alguns funcionários. Nós temos um exemplo de um colega com 21 anos de casa que pediu demissão no início da semana, porque ele saiu com uma câmera que já estava dada como ruim, uma câmera que grava sem foco, o que já tinha sido relatada por outros colegas cinegrafistas, e o supervisor foi para cima do cinegrafista cobrar uma qualidade, o cinegrafista relembrou ele que já era um equipamento problemático.

Aí o colega pediu demissão depois dessa pressão toda porque queriam dar uma justa causa nele com desgaste do dia a dia, a pressão, ele não aguentou, entendeu? E acabou jogando 21 anos de trabalho pela janela. E não é a primeira vez. Mais ou menos uns dois, três anos a maioria dos funcionários pedindo demissão para ir pra outras emissoras por conta dos baixos salários oferecidos, pelas más condições de trabalho que a RedeTV oferece.

O plano de saúde aqui você tem que pagar por cabeça, duzentos, trezentos reais por cabeça, entendeu? Em muitos casos a RedeTV desconta o valor do plano de saúde, não repassa pra empresa contratada tendo casos de pessoas que já foram barradas em consulta. FGTS, teve caso de cinco anos sem depósito de FGTS. INSS nem se fala. E nenhum órgão público toma uma providência, porque eles são apoiados nessa ideologia política que a gente tá vivendo hoje de quanto mais emprego menos direito. E a TV, e a RedeTV, o seu Marcelo de Carvalho, que é um mentiroso pontual, um sociopata que pensa no seu bem só, tripudia em cima dos trabalhadores. Ele simplesmente é um cara que não tem o menor respeito pelos seus colaboradores, ele só visa o lucro, poder e o apoio político, a influência política que conseguiu usando a emissora pra isso.

É necessário que o Ministério Público do Trabalho, a Justiça Federal, os órgãos competentes que cuidam do FGTS, cuidam do INSS, façam uma investigação profunda nas contas da RedeTV. Eles tão demorando mais de dez dias pra pagarem as pessoas pedindo demissão. Só essa semana da paralisação já tivemos três pedidos de demissão, três pedidos de demissão que as pessoas arrumaram empregos melhores, não aguentava mais se submeterem a exaustão aqui, do trabalho aqui, da cobrança dos chefes, da pressão que é feita em cima das pessoas com equipamentos defasados, equipamentos ultrapassados, que eles insistem em responsabilizar os funcionários quando existe algum tipo de problema. Então é necessário que os órgãos públicos competentes sérios, os órgãos públicos sérios que realmente tem algum comprometimento com a população brasileira e seus trabalhadores, investiguem a RedeTV a fundo porque eles abusam e abusam muito dos trabalhadores.

A gente tá passando um momento muito difícil, o trabalhador brasileiro em geral com salários baixíssimos. A inflação altíssima, a luz lá em cima. Eu mesmo tô pagando acordo de conta de luz que eu tive que fazer o ano passado. Eu tive que ficar aqui, devendo dez meses de conta de luz. E tive que fazer um acordo no final do ano e hoje tô pagando 450 reais de luz por causa desse acordo e o salário da gente tá no mesmo lugar. O Governo agora anunciou um aumento de salário mínimo sem a menor reposição salarial, sem a menor reposição de perda de inflação, e o aumento das coisas todo dia aumenta uma coisa e o povo brasileiro está sendo mais prejudicado.

O Congresso Nacional hoje é o congresso mais conservador já eleito nos últimos anos, que é formado por empresários, agronegócios, falsos evangélicos, falsos messias que usam o nome de Deus pra convencer as pessoas com a ideologia política, usando o nome de Deus pra escravizar as pessoas, que são bandidos, malafaia, RS Soares, entendeu? Edir Macedo, entendeu? O do feijão lá que eu não tô me lembrando o nome dele, entendeu? São todos pilantras que usam a religião em benefício próprio, por isso que eles conseguiram de mais de um bilhão de isenção de imposto que as igrejas deviam e o Congresso Nacional é culpado por isso sim. O Congresso Nacional tem culpa por favorecer esses bandidos e aí quando chegar a eleição vem a nossa porta pedir voto na cara de pau, falando que tá pensando no povo brasileiro. O brasileiro precisa entender que a gente tem que mudar o Congresso Nacional, diminuir o número de deputados, diminuir o número de senadores, cortar os benefícios que esses caras têm pagos com o nosso dinheiro. Deputado federal, senador, promotor, esses caras já tem hospital de qualidade, escola de qualidade pros seus filhos. Saúde de qualidade enquanto pra o povo tá largado as praças. O SUS aí passando com essa pandemia e a população sofrendo enquanto deputado federal fica viajando pra lá e pra cá com Sírio Libanês, com Albert Einstein, entendeu? Com essas instituições caríssimas, com dinheiro nosso, com nossos impostos que eles ainda desviam, ganham e ainda desviam o nosso dinheiro, entendeu? Tá usando um prejuízo enorme, o Congresso Nacional é na verdade, é o verdadeiro mal da sociedade brasileira. O Congresso Nacional é um verdadeiro câncer que mata o Brasil. Há anos o Congresso Nacional vem corroendo o povo brasileiro com suas benesses.

Tudo isso tá acontecendo de errado no Brasil, tendeu? O Brasil hoje vive um caos graças ao Congresso Nacional que apoia essas políticas públicas contra o povo trabalhador, contra o brasileiro. O brasileiro não é desonesto, o povo brasileiro aqui embaixo aqui é onde a banda toca de verdade, onde o povo sofre, sai pra trabalhar todo dia. É um povo honesto, é um povo digno que só quer o melhor pra sua família, pros seus filhos, pros seus entes. Se sujeita a trabalhar, pega ônibus lotado, trem lotado pra sustentar essa corja de vagabundo que fica no Congresso Nacional comendo nosso dinheiro, vivendo as nossas custas. Sabe-se lá, meia dúzia, o resto é tudo bandido, é tudo culpado pela merda que tá acontecendo no Brasil hoje. O Congresso Nacional é o câncer do Brasil, o Congresso Nacional é o maior câncer que existe na nossa nação.

O brasileiro tá cansado disso e o brasileiro vai acordar. Quando o brasileiro acordar vocês vão ver o que vai acontecer, cês vão perceber que isso aqui que tá acontecendo na RedeTV hoje é só o início. Se as outras emissoras, outros funcionários de emissoras, a Globo, a Globo faz matéria contra o Governo, mas é a primeira a destituir funcionário, a mandar funcionário embora, a trocar e a mudar sistema de trabalho, a Globo ela é conveniente, conveniente sim com o que tá acontecendo hoje, a Globo tem sua parcela no que tá acontecendo hoje, ela paga de inimiga do Governo, mas é a maior inimiga do povo brasileiro porque ela foi conivente com tudo que aconteceu no Brasil desde 64, entendeu? E hoje ela fica bancando de inimiga do Bolsonaro, sendo que ela tirou benefício das reformas trabalhista do Temer, acabando com noventa e quatro funções dos radialistas.

A Globo tem uma culpa muito grande junto com a Record. É uma corja que só quer lavar o dinheiro dos fiéis que são iludidos pelo senhor Edir Macedo e companhia. O SBT é uma emissora familiar que quando o Silvio Santos morrer vai cair na mão dos caras, eles vão vender, vão fazer o que eles quiserem. A Bandeirantes agora tá se recuperando, tá tentando manter um certo padrão porque o Johnny Sales tomou o enquadro dos irmãos que ele tava tirando benefício próprio, por isso que os irmãos colocaram ele na justiça pra separar o que era dele, da herança dos do que o pai deixou. E a RedeTV nada mais é do que uma produtora com sinal aberto, que o Marcelo de Carvalho e o Amilcare usam como moeda de troca por poder. Contratando pessoas a mando do Governo Federal para se beneficiar às custas das contas do Governo Federal.

E o trabalhador da RedeTV tá cansado, o trabalhador da RedeTV tá exausto, a saúde mental dos caras, a da galera, das mulheres, dos trabalhadores, colaboradores em gerais tá exausta. A gente tá passando necessidade, pra comprar mistura porque o nosso salário não paga as contas, a gente tá tendo que trazer marmita pra poder almoçar porque a gente não tá conseguindo comer ou usar cartão de crédito, pra poder comer, porque nem o vale-refeição aumentaram nesses últimos quatro anos. Com tudo que aconteceu, a gente tá tendo um vale-refeição de 18,60, na rua tá 22 e eles fazem o que? Nada, simplesmente eles debocham da gente, eles riem da nossa cara. O Marcelo de Carvalho no Twitter falar que tem milhares de trabalhadores é mentira. Aqui na RedeTV de São Paulo, se tiver oitocentos trabalhadores, seiscentos radialistas é muito, o resto é estagiário é jovem aprendiz que eles pegam pra abusar profissionalmente.

Eles sabiam quando eles resolveram ser dono de emissora, eles sabiam os custos, eles sabiam a carga tributária, eles sabiam que no governo do PT, no governo de esquerda, eles viviam lambendo a bunda do presidente Lula e da presidenta Dilma que tiveram aqui algumas vezes e eles tavam lambendo a bunda deles e ficam bancando de mentira, eles são hipócritas, eles apenas querem tirar proveito de quem pode favorecer é melhor a eles. É isso que acontece. A RedeTV é uma moeda de troca na mão de empresários corruptos, de empresários desonestos, de empresários que só pensam no seu próprio bem. Eles tão na Itália agora, neste exato momento eles tão na Itália com esposas, namoradas curtindo a vida. Mano, eles têm todo o direito de fazer isso, mas paguem o que devem e sejam honestos com quem trabalha pra eles é isso que a gente quer respeito."

Veja mais: Radialista Sergio Boldo, diretor do sinticato dos radialistas de São Paulo, fala sobre o terceiro dia de Greve dos trabalhadores da RedeTv.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias