×

Paquistão | Terremotos no Paquistão deixam ao menos 20 mortos e mais de 300 feridos

Na noite desta quarta-feira (6), dois terremotos, com magnitude de 4,6 e 5,9 na escala Richter, atingiram o sul do Paquistão, fazendo várias vítimas, em sua maioria mulheres e crianças, e desabando mais de 100 casas feitas de barro e terra batida.

quinta-feira 7 de outubro de 2021 | Edição do dia

IMAGEM: Naseer Ahmed/Reuters

O primeiro terremoto foi registrado em uma profundidade relativamente rasa (20 km), com epicentro a 102 km a leste da cidade de Quetta, cidade com pouco mais de um milhão de habitantes próxima à fronteira com o Afeganistão. Logo depois, um tremor de magnitude 4,6 foi registrado no mesmo lugar, mas a 10 km de profundidade (sendo que quanto mais perto da superfície, mais destruição um terremoto pode causar).

Esta foi a cidade que em 1935 foi atingida por um enorme terremoto, que causou 30 mil mortos. O últimos tremores de maior magnitude no país foram em 2008 e 2015, quando houve um terremoto de escala 6,4, que deixou ao menos 100 mortos no primeiro caso, e outro de magnitude 7,6 causou quase 400 mortes no Paquistão e Afeganistão.

Nos terremotos de ontem a cidade mais atingida foi Harnai, uma cidade montanhosa, perto da fronteira com Irã e Afeganistão, na qual há problemas de estradas não pavimentadas, falta de eletricidade e casas precárias. Houveram também prédios com rachaduras, telhados caídos e paredes despedaçadas. Os terremotos também causaram apagões, o que obrigou as equipes de resgate a terem que usar lanternas para procurar e cuidar dos feridos.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, ordenou uma avaliação imediata dos danos e ofereceu condolências às famílias que perderam entes queridos. Imagens em redes sociais mostram casas tremendo e luminárias balançando durante o terremoto. Equipes de resgate passaram parte da madrugada vasculhando destroços em busca de sobreviventes, e vários dos feridos foram tratados em macas na rua, à luz das lanternas de celulares.

O Paquistão é um país que está localizado na região das placas tectônicas indiana e eurasiática, o que torna o país suscetível a terremotos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias