×

Invasão de terra | Terra indígena Tarumã é invadida no litoral norte de Santa Catarina

Grupo de não indígenas, acompanhado por policiais militares, invadiu a Terra Indígena e destruiu as casas e os bens da comunidade guarani.

quinta-feira 24 de março de 2022 | Edição do dia

Imagem: Reprodução/APIB

Um grupo de homens armados não identificados, ao lado de policiais militares, invadiu a, Tekoa Ka’aguy Mirim Porã, na Terra Indígena Tarumã, litoral norte de Santa Catarina. Eles destruíram casas e bens da comunidade Guarani. Instrumentos de trabalho e objetos de importância espiritual também foram completamente destruídos.

Segundo informações da APIB(Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), o grupo invasor alegou estar cumprindo uma ordem judicial de reintegração de posse. No entanto, nenhum mandado foi apresentado à comunidade. Um dos invasores vestia uma camisa falsa da Polícia Federal.

Situações graves como esta tem sido recorrente nos últimos anos, intensificado após Bolsonaro assumir a presidência, com a promessa de que não respaldaria mais “um metro de terra para indígena no país”. Bolsonaro também estimulou e deu carta branca para invasores, grileiros de terra, capangas de todo tipo e o agronegócio a avançar sobre as terras indígenas, com a certeza de que não haveria nenhuma punição para isso.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias