×

Copa Africana de Nações | Senegal bate o Egito nos pênaltis e são campeões africanos pela primeira vez

A partida deste domingo (06/02) ficou no 0x0 no tempo normal e na prorrogação, mas a seleção senegalesa venceu o Egito por 4x2 nas cobranças de pênaltis para ganhar pela primeira vez a Copa Africana de Nações. O ultimo pênalti foi convertido por Sadio Mané.

domingo 6 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

(Foto: Charly Triballeau/AFP)

Este foi o primeiro título africano do Senegal, enquanto os egípcios são os maiores campeões do continente, com 7 títulos. A final foi disputada no estádio Paul Byia, em Yaoundé, capital de Camarões. Em 2019, os senegaleses haviam sido vice-campeões, ao perder a final para a Argélia por 1x0.

Antes da partida, o assunto mais discutido era o confronto entre o senegalês Sadio Mané e o egípcio Mohamed Salah, estrelas que jogam juntos no ataque do Liverpool (ING), onde, juntos, foram campeões europeus e mundiais em 2019.

No entanto, logo aos 7 minutos do primeiro tempo, o que se viu foi Mané perder um pênalti, defendido pelo goleiro Gabaski. Apesar de desperdiçarem o pênalti, os senegaleses seguiram pressionando e passaram perto de inaugurar o marcador em jogadas pelos lados, principalmente. O Egito criou oportunidades mais escassas, mas sustentou o 0 a 0 até o fim do primeiro tempo.

Senegal voltou para o segundo tempo com a mesma intensidade, dando trabalho para o goleiro do Egito, que recorreu a substituições para tentar melhorar o desempenho do time. Bem marcado, Salah seguiu sem aparecer muito no jogo. As mudanças melhoraram a capacidade de marcação dos egípcios, mas pouco ajudaram no ataque. Senegal também não melhorou e parou de criar lances no ataque. E, assim, o duelo truncado levou o jogo à prorrogação.

No primeiro tempo da prorrogação, raras chances de gol surgiram para ambos os lados, mas sem sucesso. Na segunda etapa, sem mais nada a perder, as seleções passaram a arriscar mais. Senegal levou perigo em chute de longe, enquanto o Egito apostava em bola parada e velocidade nos contra-ataques, também dando susto em Mendy. O empate persistiu e o duelo foi para as penalidades máximas.

Na disputa de pênaltis, o egípcio Abdelmonem bateu na trave, e o goleiro senegalês Mendy, atual campeão europeu com o Chelsea (ING), pegou a cobrança de Lasheen, enquanto Sarr perdeu para o Senegal. No quinto pênalti, o craque Mané se redimiu do erro durante a partida e converteu para garantir o troféu.

O terceiro lugar ficou com Camarões, os donos da casa, que também tiveram o artilheiro Vincent Aboubakar, com 8 gols. O craque do torneio foi Mané e o melhor goleiro o também senegalês Mendy.

Com informações da Agência Estado




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias