×

Protestos | Segundo dia de protestos no Afeganistão contra o regime talibã

O Talibã anunciou toque de recolher na cidade de Khost após protestos que já se espalharam por Cabul, capital do país.

sexta-feira 20 de agosto de 2021 | Edição do dia

Nesta segunda-feira (16), o Talibã entrou em Cabul, a capital afegã, enquanto o exército de ocupação dos EUA se retirava do país em completa desordem.

Mas, ao contrário do presidente afegão Ashraf Ghani, que fugiu para o exterior, e do exército treinado e equipado pelos EUA que se rendeu sem lutar, há setores que resistem ao retorno do Talibã ao poder e à imposição do Emirado Islâmico do Afeganistão.

Na quarta-feira, combatentes do Talibã atiraram em manifestantes que agitavam bandeiras afegãs em Jalalabad, na província de Paktia. As bandeiras preta, verde e vermelha foram substituídas por uma branca com inscrições islâmicas representando o Emirado. De acordo com testemunhas e a mídia, o saldo foi de 3 mortos.

Nesta quinta-feira, o país comemora sua independência do Reino Unido conquistada em 1919. De acordo com uma testemunha citada pela Reuters, várias pessoas foram mortas na cidade de Asadabad, quando combatentes do Talibã atiraram em pessoas que agitavam a bandeira nacional em uma passeata. Não está claro se as vítimas foram pelos tiros ou pela debandada que causaram, segundo a testemunha Mohammed Salim, citada pela agência de notícias.

Um vídeo transmitido nas redes sociais mostra uma multidão de homens e mulheres em Cabul agitando as bandeiras tricolores nacionais e gritando "Nossa bandeira, nossa identidade". As passeatas chegaram às proximidades do palácio presidencial e, segundo o The New York Times, foram reprimidas com violência.

Tudo isso constitui um grande desafio para o regime, que surgiu apenas um dia depois que a violência eclodiu em protestos em duas outras cidades, com membros do Taleban atirando em multidões e espancando manifestantes. Um sinal claro de que eles não são um governo bem-vindo e que o apoio popular não parece ser o que eles reivindicam.

Governar um país nessas condições será difícil para o Talibã. Mesmo levando em consideração que um setor do governo derrubado abriu um diálogo para participar de um possível governo de coalizão, incluindo duas figuras muito importantes na política afegã, como o ex-presidente Hamid Karzai e Abdullah Abdullah. Eles ocuparam ministérios tentando dar um sinal de que a estabilidade é possível, mas as ruas parecem dizer o contrário.

O primeiro vice-presidente Amrullah Saleh, que está tentando reunir uma oposição ao Talibã, expressou apoio aos protestos. “Saúdo aqueles que carregam a bandeira nacional e, portanto, defendem a dignidade da nação”, escreveu ele no Twitter.

Ahmad Massoud, filho do líder anti-Talibã assassinado Ahmad Shah Massoud e líder da Frente de Resistência Nacional do Afeganistão, pediu o apoio ocidental para lutar contra o Taleban. Paradoxalmente, ele o fez nas páginas do Washington Post, um dos jornais mais influentes dos Estados Unidos. Massoud está localizado no vale de Panjshir, a nordeste de Cabul, um dos poucos territórios que ainda não caiu sob o domínio do Talibã.

Cinicamente, os chanceleres do G-7 pediram uma resposta internacional unificada para evitar que a crise se agravasse, em comentários ecoados por países como a Rússia. Na época, a “resposta internacional” foi a invasão do imperialismo ianque que levou a 20 anos de ocupação e terminou na situação atual.

Por sua vez, a China disse que o mundo deveria apoiar, e não pressionar o Afeganistão. É que a burocracia do PCCh quer fazer negócios e preservar as condições para sua expansão política na Ásia e não se importa em fazer isso por meio de uma aliança com o grupo fundamentalista. Claro, você deve disfarçar suas intenções de preocupação com a paz na região e as condições de vida do povo afegão.

Para aumentar todo esse caos, o regime perdeu financiamento do FMI e doações internacionais de 60 países, totalizando US $ 12 bilhões. Quanto tempo vai demorar para que a população que já se encontra em uma crise humanitária, alimentar e que atravessa uma seca profunda, comece uma revolta de fome e sede?

As perspectivas são sombrias para o povo afegão, mas o cenário continua aberto. A saída dificilmente virá de uma "resposta internacional unificada" que pode ser identificada mais como uma causa. A única resposta internacional que pode servir ao povo afegão é a solidariedade de seus aliados regionais, como as mulheres iranianas que se mobilizaram em protesto contra o Taleban ou a juventude palestina que se levantou contra a brutalidade do estado sionista de Israel.

Isso abre a possibilidade de uma saída que não depende dos interesses do imperialismo ianque, nem da intervenção chinesa, e que permite evitar uma catástrofe no Afeganistão.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias