Sociedade

PANDEMIA

Segundo a Fiocruz, há uma tendência de aumento de casos de covid-19 em 10 capitais

De acordo com a Fiocruz, há uma tendência de aumento de casos covid-19 e de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) em 10 capitais do país. Cerca de 98% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda que ocorreram neste ano, foram causados pelo coronavírus.

sábado 31 de outubro| Edição do dia

Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Segundo o Boletim Infogripe, as capitais da Bahia, Sergipe, Ceará, Paraíba, Amapá e Alagoas, apresentam sinais fortes de crescimento para as próximas seis semanas, com probabilidade maior que 95%. As capitais de de São Paulo, Pará e Maranhão possuem sinal de crescimento moderado a longo prazo, com tendência de contágio maior que 75%.

É a primeira vez que há uma tendência de crescimento de contágio na cidade de São Paulo, desde os índices foram diminuindo.

Já são quase 160 mil mortes devido à covid-19 e mais de 5,5 milhões de casos no Brasil, segundo os dados oficiais. A taxa de mortalidade no país é uma das maiores na América Latina e esse cenário ocorre devido à política negacionista de Bolsonaro e a negligência dos governadores com a vida da população, que não garantiram testes massivos e condições sanitárias e investimentos na saúde para a população se prevenir e se tratar.

Em meio a esse cenário, Bolsonaro anunciou recentemente que iria privatizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), encontrando um enorme rechaço da população à essa medida e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo que voltar atrás no mesmo dia quanto a medida.

Pode te interessar: A luta contra a privatização do SUS e o sistema de saúde que precisamos




Tópicos relacionados

Crise do Coronavírus   /    COVID-19   /    pandemia   /    Coronavírus   /    Sociedade   /    Saúde

Comentários

Comentar