×

DESEMPREGO | São Paulo tem queda de 75% no índice de contratação de imigrantes

O ano de 2016 fechou com 371 estrangeiros contratados, ¼ do total de contratações do mesmo período de 2015.

segunda-feira 13 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

O levantamento feito pela Missão Paz, ligada à Igreja Nossa Senhora da Paz de São Paulo aponta queda de 75% do número de contratações de estrangeiros na capital paulista em 2016, referente ao ano de 2015. O número já apresentava queda desde 2014, mas no ano de 2016 apresentou um índice gritante.

Em 2014 haviam sido contratados 2.739 imigrantes, em 2015 foram 1.488, já em 2016 as contratações foram de 371 estrangeiros.

Segundo os dados da Missão Paz, a queda nas contratações não possui ligação com a qualificação profissional dos refugiados e imigrantes, já que metade dos estrangeiros que chegam no Brasil possuem experiência profissional e ensino superior. A queda no número, segundo o estudo, é a crise financeira enfrentada pelo país.

Ocupando postos de trabalhos precários, onde trabalham longas horas, recebendo salários baixos, a maioria dos estrangeiros contatados pela pesquisa buscam o Brasil para fugir da guerra, da fome e de outros problemas em seus países. Apesar de possuírem ensino superior são em serviços de limpeza ou como garçons que a maioria se emprega.

“Tem pessoas altamente qualificadas, também que estudaram em universidades. Profissionais que não saíram pra passear. Saíram porque tiveram que preservar a vida. Então é a vida o grande dom que eles tentam defender”, disse o Padre Paolo Parise, coordenador da Missão Paz, em declaração ao jornal Globo.

Em momentos lucros baixos, onde os grandes empresários entram em desespero ao ver sua fortuna crescendo de forma menos acelerada o discurso da crise começa a ser propagado. Reformas e medidas políticas são implementadas para facilitar descarregar nas costas dos trabalhadores, população pobre e estrangeiros os prejuízos da crise criada pelos próprios ricos, retirando os impostos para facilitar as demissões e tornando mais flexível a contratação, para terem menos responsabilidade sobre os funcionários no ambiente de trabalho. O auxílio a profissionalização e a contratação são essenciais para ajudar os milhares que vêm ao Brasil buscando construir uma vida nova.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias