×

DESCASO | São Gonçalo, segunda maior cidade do Estado do Rio não vacinou 1% de sua população

Os municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro só vacinaram 5% de sua população até agora. Em algumas grandes cidades, como São Gonçalo, que tem mais de 1 milhão de habitantes, menos de 1% da população foi vacinada. Há enorme discrepância nos dados de vacinas que teriam sido distribuídas pelo Ministério da Saúde e os informes das prefeituras.

sexta-feira 2 de abril de 2021 | Edição do dia

Imagem: Mapa da vacinação/Casa Fluminense

A Organização Social Casa Fluminense coletou os dados informados pelos municípios através do DataSus relacionados a vacinação do Covid e trouxe dados alarmantes e problemáticos.

Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro apenas 5,3% da população foi vacinada desde que se iniciou a vacinação, a 3 meses. Alguns municípios não conseguiram alcançar nem ao menos 1% da população como é o caso de São Gonçalo, Cachoeira de Macacu e Seropédica.

O caso de São Gonçalo desperta atenção. A cidade, que é a segunda maior do Estado do Rio de Janeiro com pouco mais de 1 milhão de habitantes, só vacinou 0.85% de sua população.

Por ser a segunda maior cidade do estado receberia assim a segunda maior quantidade de doses, porém só teria vacinado pouco mais de 9 mil pessoas do seu grosso populacional. Os dados do Ministério da Saúde contudo informam que a cidade já recebeu ao menos 180 mil doses da vacina.

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson que é um ferrenho bolsonarista e seu secretário de saúde, André Vargas, foram responsáveis por promover um caos na cidade, com desinformação. Houve uma alta procura pelas vacinas, porém pelas medidas de divulgação serem quase nulas e confusas houve grande aglomeração no processo de distribuição e vacinação.

No estado do Rio ao menos 19 cidades estão colapsadas em seus sistemas de saúde e já passam de mil pessoas as que estão na fila a espera de um leito para tratamento do covid, mesmo o estado tendo quase 1400 leitos parados e ociosos que só não funcionam por falta de trabalhadores, que o estado administrado por Cláudio Castro se nega a contratar.

Com informações da Casa Fluminense.

Leia também: RJ: 324 mil profissionais da saúde não foram vacinados, mas governo anuncia policiais como prioridade.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias