×

INUNDAÇÕES SP | Sabesp abre comportas na região de Franco da Rocha, e município alaga

Após fortes chuvas, a Sabesp abriu as comportas da Represa Paiva Castro, perto de Franco da Rocha, alagando a cidade e causando destruição e vítimas.

sábado 12 de março de 2016 | 02:04

Foto: Agência Estado
Segundo a própria empresa, as chuvas da madrugada de quinta para a sexta-feira fizeram com que o reservatório da represa atinge-se nível máximo. Como resolução a empresa abriu parcialmente as comportas da represa alagando Franco da Rocha durante dias.

O número de mortos contabilizados em decorrência do descaso do governo perante as chuvas chegou a 18 mortos, e ainda 6 pessoas encontram-se desaparecidas. Bombeiros seguem vítimas que estariam soterradas. Além disso, centenas de famílias que perderam suas casas e familiares.

Tal fato só mostra a irresponsabilidade tanto da empresa quanto do governo. A Sabesp que carrega denúncias de corrupção nas costas, mostra mais uma vez a incompatibilidade entre o lucro e a qualidade do serviço oferecido para a população, uma vez que mantém o serviço precário para manter alto seu lucro, demonstrando pouca importância com a população, e quando acha necessário para manter seus lucros alaga cidades inteiras. Ao mesmo tempo, o governo do Estado de São Paulo, também envolvido em vários casos de corrupção, desvia dinheiro público que deveria ir para construir novos reservatórios para evitar acidentes como esse.

O caso de Mariana, Franco da Rocha e a crise hídrica não são pura e simplesmente causas de fenômenos climáticos e "tragédias naturais". Mas sim, fazem parte da ganância capitalista e do Estado que governa somente para esses grandes empresários e deixa a população em condições dramáticas. É necessário erguer um plano de obras públicas urgentemente sob controle dos trabalhadores, e deve ser usado principalmente o dinheiro que hoje se utiliza para pagamento da dívida pública com o Imperialismo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias