×

Indulto a Daniel Silveira | Rosa Weber dá 10 dias para Bolsonaro se explicar. Precisamos combater a extrema-direita sem confiar no STF

Ontem, terça-feira (26), a ministra do STF Rosa Weber determinou que Bolsonaro dê explicações em até 10 dias sobre o perdão concedido ao deputado bolsonarista Daniel Silveira.

quarta-feira 27 de abril de 2022 | 17:08

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Além disso, ela ainda ordenou que a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da União se manifestem em até cinco dias sobre o caso, mostrando que seguem as disputas entre Bolsonaro e militares e o STF. Desde que concedeu o indulto ao deputado reacionário Daniel Silveira elevando novamente as tensões com STF que o condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, recolocou no centro da política nacional as disputas entre Bolsonaro e o regime.

Isso nada mais é que a continuidade dessa disputa. Até quando elas seguirão ainda não sabemos, frente a um cenário de recomposição da base bolsonarista que vem se expressando nas intenções de voto em Bolsonaro, pode ser que a tensão entre os de cima se mantenha. Mas o que devemos ter bastante claro é que nem de longe o STF e a Rosa Weber podem ser a resposta para combater a extrema direita. Vale lembrar que Luís Roberto Barroso barrou o reajuste dos professores em Minas Gerais, mesmo após terem protagonizado uma importante greve.

Leia: Militares e STF trocam farpas sobre as eleições, mas estão juntos para defender o regime e as reformas

Leia também: O indulto e a ruptura do acordo pós 7 de setembro, uma recomposição bolsonarista?

Além disso, o STF apoiou todos os ataques contra os trabalhadores e esteve junto com militares e golpistas de todos os tipos na prisão arbitrária de Lula que retirou da grande maioria da população o direito elementar de qualquer democracia, o voto. A medida que as disputas entre os de cima aumente e se acirre num cenário eleitoral cada vez mais polarizado, não podemos nos esquecer que qualquer resposta ao reacionarismo da extrema direita não virá das alas desse regime podre. STF e Congresso estão para atacar e arrancar ainda mais nossos direito, por isso temos que combater Bolsonaro de forma independente, sem nenhuma confiança no STF. Manobras como essa de Rosa Weber na verdade só fortalecem o próprio STF, ou seja, favorece o bonapartismo judiciário que se mostrou desde o golpe instucional uma ala bastante anti democrática e anti operária do regime.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias