×

Reforma Política | Rodrigo Maia defende sistema político com mais poder ao Parlamento

Maia defendeu sistema com "mais responsabilidade ao Parlamento" nesta segunda em evento do "O Estado de S. Paulo".

terça-feira 22 de agosto de 2017 | Edição do dia

Nessa segunda o Presidente da Câmara, Rodgrio Maia (DEM-RJ) fez parte de um evento sobre a Reforma Política organizado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Estiveram também o deputado Vicente Candido (PT-SP), relator da reforma e o presidente do TSE, Gilmar Mendes.

Rodrigo Maia afirmou no evento que defende um sistema de governo que dê mais poder para o Parlamento. O mesmo parlamento que aprovou a PEC 55, a Reforma Trabalhista, e que agora corre nos 9 dias que tem até o início de Outubro para conseguir aprovar a Reforma Política ainda para 2018. Reforma essa que deixa o PMDB de Temer com 508 milhões dos 3,6bi de Fundo de Financiamento para 2018. Para o presidente da Câmara, a discussão sobre reforma política não vão se esgotar nesse ano, mas sim que em 2019 o Congresso seguirá debatendo o sistema eleitoral para 2022 e então avançar para uma mudança num sistema de governo. Maia defende que o Congresso agora aprove regras transitórias para o sistema eleitoral, com o sistema “distrital-misto”, em que metade das cadeiras vão para os mais votados e a outra metade para os votos nas legendas.

Recentemente alguns setores apontaram uma defesa de uma mudança de sistema para o Parlamentarismo. Ou seja, mais diretamente, um sistema onde o chefe de governo é eleito pelo Congresso e não pela população. O que Maia esconde em seu discurso quando diz que espera que essa mudança seja para “um sistema que amplie as responsabilidades do Parlamento” é que na verdade essa mudança teria como objetivo ter um regime com mais estabilidade para aprovar ataques aos trabalhadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias