O Esquerda Diário conversou com Maíra Machado, Marília Rocha, Marcello Pablito e Camila Begiato, trabalhadores e estudantes que estão participando ativamente da greve unificada em São Paulo neste dia 28 de novembro.
O presidente Lula demitiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, durante reunião nesta quarta-feira (25/10), no Palácio do Planalto. Essa demissão não se dá no acaso uma vez que Lula, com a política de conciliação da frente ampla, segue o famoso "toma lá dá cá", agradando o presidente da (...)
Na tarde de quarta, 25, presenciamos mais um acidente envolvendo um ônibus da Carris que por pouco não se tornou uma tragédia. Tragédia essa que vem sendo denunciada pelos próprios rodoviários a anos e que ajudamos a dar visibilidade aqui no Esquerda (...)
Replicamos o artigo de Lincln Secco, publicado originalmente em www.aterraeredonda.com.br. Um histórico das greves na Universidade de São Paulo de 2002 a 2023.
Entrevistamos Frederico de Almeida, professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH-Unicamp), onde também é pesquisador do Centro de Estudos Internacionais e Política Contemporânea (CEIPOC) e coordenador do Laboratório de Estudos de Política (...)
11:44 |
Com um placar de 5x2, Bolsonaro se torna inelegível pela ação do TSE, no entanto Braga Netto, seu vice de chapa em 2022, saiu ileso, sendo absolvido pelo mesmo tribunal.
O Presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira o adiantamento das eleições gerais no Estado espanhol para domingo, 23 de julho, após o mau resultado da sua coalizão, do Partido Socialista e do Unidas Podemos, nas eleições municipais e regionais deste domingo. Um sinal (...)
Nesta semana, ocorreu a Semana de Ciências Sociais da USP, cujo tema foram os "10 anos de Junho de 2013". Nós do MRT e do Esquerda Diário compusemos mesas e contribuímos com nossa visão acerca desse momento da luta de classes no Brasil, sua relação com a luta de classes internacional e a crise (...)
Ludmila Abílio é pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP, pelo Programa Eixos Temáticos USP - ProETUSP. Também é pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT), Professora colaboradora do Programa de Pós graduação em Sociologia do Instituto de (...)
Enquanto o governo e a empresa diziam concordar com a proposta dos trabalhadores de fazer catraca livre, na verdade eles estavam entrando na justiça para colocar a catraca livre na ilegalidade. Tarcísio e o Metrô mentem para a população, mas os trabalhadores decidem manter a forte greve na capital (...)
Veja declaração de Fernanda Peluci, diretora do sindicato dos metroviários, e da professora Marcella Campos, diretora da Apeoesp, sobre a mudança feita por Tarcísio de Freitas do nome da estação do metrô de Paulo Freire para Fernão (...)
Realizada a posse da nova diretoria do Sintusp, Sindicato de Trabalhadores da USP, com falas que retomam o que foram esses anos de ataques aos direitos e vida dos trabalhadores e os desafios que estão por vir com os novos governos, destacando a importância de um sindicato que defenda a (...)
Hoje, no dia 1º de janeiro, o país assiste à posse da presidência de Lula em seu terceiro mandato depois de vencer Bolsonaro nas últimas eleições. No entanto, o bolsonarismo e a extrema direita seguem com força social e por dentro das principais instituições estatais. Para enfrentar essa corja o único (...)
Em vídeo gravado ao lado de Michele Bolsonaro e da embaixadora fake da Venezuela, Bolsonaro faz um pedido de desculpas esdrúxulo em que não consegue explicar a fala grotesca de que "pintou um clima" com meninas venezuelanas de 14, 15 (...)
14:22 |
Nessa semana, o Brasil vivenciou ameaças direcionadas a diversas candidatas e lideranças por parte do bolsonarismo e da extrema-direita. A deputada federal pelo PSOL, Sâmia Bonfim, a dirigente do PCdoB, Manuela D’Ávila e a vereadora pedetista de Belo Horizonte, Duda Salabert, receberam ameaças (...)
Devemos rechaçar na luta de classes todo o discurso golpista de Bolsonaro, sem ter ilusão na burguesia e nos empresários, que apoiam todos as contrarreformas de Temer a Bolsonaro, e que a chapa Lula-Alckmin vai manter intocados.
A comunidade LGBT+ ocupou as ruas de Brasília neste último domingo(03) em um número histórico para a cidade que representa o poder do Estado brasileiro, cantando fortemente contra Bolsonaro. Com 7 trio elétricos, andou do Congresso Nacional até a Torre de (...)