×

Racismo e violência policial | Recife: o lugar no Brasil onde mais matam adolescentes e todos os mortos pela polícia são negros

Um relatório elaborado pela Rede Observatório da Segurança revelou informações estarrecedoras sobre o aumento da violência policial e a violência social em Pernambuco e na região metropolitana de Recife, sob o governo do PSB.

quinta-feira 16 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Imagem: Ihaby

Segundo este relatório Pernambuco mais do que dobrou a quantidade de de mortos pela polícia em um ano, sendo que, destes 97% são negros. O racismo desta instituição assassina e repressora, já evidente, se torna inegável quando olhamos para os dados do grande Recife, onde 100% dos mortos pela polícia no último ano eram negros. Isso mesmo, todos os assassinados pela polícia no grande Recife eram negros.

Dados como estes revelam que longe de estar havendo algum tipo de “descontrole” por parte do governador Paulo Câmara sobre a polícia, como foi alegado após a repressão policial ao primeiro ato do ano contra Bolsonaro em Recife, que deixou dois trabalhadores cegos com tiros de bala de borracha mirados no rosto e a queima roupa, a realidade é que a violência contra a população negra são parte essencial do projeto do PSB para Pernambuco e Recife. O PSB é sem sombra de dúvida um fator importante no aprofundamento do racismo estrutural e das desigualdades sociais no estado de Pernambuco.

O relatório ainda revela outras informações muito alarmantes sobre violência urbana e as principais vítimas na região, a juventude, o setor social mais exposto ao desemprego, a fome e a marginalização social. Cerca de 100 adolescentes foram baleados este ano no Grande Recife, superando os números registrados em 2020, levando a um total de 63 jovens mortos devido a disparos de armas de fogo. Do total de adolescentes mortos no grande Recife, 95%(!) foram vítimas de homicídio ou execução, não deixando dúvidas de que a violência gerada pelo capitalismo é a pior tragédia contra juventude, superando qualquer doença. O relatório ainda conclui que Recife é o pior lugar do Brasil para adolescentes viverem.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias