Buscamos debater nesse artigo com algumas compreensões difundidas na esquerda brasileira sobre o processo chileno posterior à Rebelião de 2019.
Diana AssunçãoAndré Barbieri
Enquanto amplos setores veem no “Apruebo” uma superação da Constituição de Pinochet, não podemos ter ilusões de que ela vá resolver as demandas de 2019
Dauno Tótoro Fabián PuelmaAlejandra Decap
O governo de Boric decretou Estado de Exceção em Wallmapu, cedendo completamente à direita e fortalecendo a repressão e criminalização do povo mapuche
Teresa Melipal
Devemos voltar ao caminho da organização e mobilização independente nas ruas. E a unidade da classe trabalhadora - sem divisões - e junto aos movimentos sociais, estudantes e setores populares, para que nossas demandas não sejam frustradas
Pablo Torres
Esta quinta-feira a Comissão de Justiça da Convenção Constitucional que está em sessão no Chile, aprovou em geral, por 9 votos contra 8, a Iniciativa Popular para a Liberdade dos presos políticos da rebelião. A norma proposta aguarda votação na mesma Comissão, para depois ir definitivamente para ser (...)
Fabián PuelmaIgnacio Parra
Depois da morte de um caminhoneiro em conflito com imigrantes venezuelanos no Chile, o Governo de Piñera, com conivência de Boric, que em breve tomará posse, declarou Estado de exceção em algumas regiões. O Estado de exceção nada mais é do que uma medida xenofóbica que aumenta a militarização de certos (...)
Miguel Gonçalves
O presidente eleito que tomará posse em março confirmou os membros de seu futuro gabinete. Haverá muitas figuras da antiga aliança Concertación, que gerou um forte apoio da comunidade empresarial.
Izquierda Diario - Chile
Enquanto a derrota esmagadora de Kast gerou amplas expectativas de mudanças, começando com melhores salários, trabalhar menos e liberdade para os presos políticos; o presidente eleito e Apruebo Dignidad assumiram, como primeira tarefa, ajustar as expectativas e honrar as pressões do establishment (...)
Redação
Reproduzimos a decração de Lara Zaramella, dirigente da Juventude Faísca sobre a recente vitória de Gabriel Boric nas eleições do Chile e as tarefas dos setores que se mobilizaram por suas demandas na Rebelião de 2019.
Esse foi o pronunciamento do presidente eleito, contrariando a afirmação de seu chefe de campanha, Giorgio Jackson, que afirmou que se revogariam as acusações feitas durante o governo de Piñera. A conciliação de classes mostra o peso reacionário de seus comprometimentos políticos com o centro e a (...)
La Izquierda Diario Chile
A extrema-direita de Kast foi derrotada nas urnas do Chile no domingo. Porém, o constante deslocamento político rumo ao centro por parte de Boric, durante a campanha, coloca em dúvida a possibilidade de libertar todos os presos políticos da revolta de 2019 - uma demanda sentida e exigida por (...)
A partir das 18:00 começou a contagem dos votos. Com 50% dos votos apurados, o extrema-direita José Antonio Kast reconheceu a derrota e o representante da centro-esquerda Gabriel Boric será o novo presidente do Chile.
Em alguns países, os primeiros resultados do segundo turno presidencial já começaram a ser conhecidos. Ainda não foram confirmados pelo Serviço Eleitoral do Chile.
Neste domingo, 19 de dezembro, a população chilena votará em quem será o presidente nos próximos quatro anos. O candidato de centro-esquerda, Gabriel Boric de Apruebo Dignidad e o de extrema-direita José Antonio Kast, da Frente Social Cristã apoiada pelo partido no poder, são os candidatos que (...)
Ignacio Parra
No episódio do podcast Espectro do Comunismo é debatido o cenário pós-Rebelião de 2019 no Chile, dando destaque para a polarização que se apresenta no segundo turno das eleições presidenciais entre José Antonio Kast de extrema-direita e Gabriel Boric de centro-esquerda, além de analisar qual programa e (...)
Saiba quem é José Antonio Kast, o ultradireitista, ex-senador, atual presidente do Partido Republicano e um dos dois candidatos que passaram ao segundo turno das eleições presidenciais do Chile.
Entrevista com Dauno Tótoro, dirigente do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PTR), partido irmão do MRT, e candidato a deputado pelo 10º distrito de Santiago. Ele comentou um pouco sobre o primeiro turno das eleições presidenciais no próximo domingo, 21 de (...)
Piñera poderia ter caído há 2 anos anos, durante rebelião popular, se o processo não tivesse sido desviado
A 48 anos do assassinato de Victor Jara pela ditadura militar de Pinochet, em 16 de setembro de 1973, relembramos e homenageamos aqui este cantor, compositor, diretor de teatro, docente e militante do Partido Comunista Chileno que recentemente, em 2019, foi ícone com músicas que foram hinos da (...)
Elizabeth Hayas
Com o apoio das trabalhadoras em greve dos supermercados Tottus (propriedade da multimilionária família Solari) e de familiares dos presos políticos da rebelião, a Frente pela unidade da classe trabalhadora registrou suas candidaturas para senado, parlamento e conselheiros regionais, que serão (...)