×

#ocupaCCBBresiste | Rapper brasiliense sobre a desocupação no DF: “Essa música é uma denúncia"

O Esquerda Diário e o Pão e Rosas DF conversou com Leonardo RPA, rapper brasiliense, que lançou uma música ontem, 11, em homenagem às famílias da Ocupação CCBB e para denunciar o despejo violento por parte do governo distrital de Ibaneis Rocha e sua polícia. “Essa música é para eles...essa música é uma denúncia", declarou. Confira abaixo.

Luiza EineckEstudante de Serviço Social na UnB

terça-feira 13 de abril | Edição do dia

Conversamos o rapper brasiliense Leonardo RPA (28) que lançou uma música ontem, 11, em homenagem às famílias da Ocupação CCBB e para denunciar o despejo violento por parte do governo distrital de Ibaneis, sua polícia e os agentes do DF Legal. As imagens revoltantes da brutalidade policial na desocupação da semana passada correram por todas as redes sociais.

Leonardo nos contou um pouco sobre sua relação com as famílias e crianças da Ocupação e sobre a sua música. Ele começou a acompanhar a Ocupação no ano passado por meio do projeto “Escolinha do Cerrado”, onde dava aulas para cerca de 20 crianças das 34 famílias ocupadas que estavam sem estudar pela falta de internet e pelo modelo excludente do Ensino Remoto.

A educação é muito importante para que essas crianças não tenham que depender de falsas promessas do governo

O projeto criado pela esposa de Leonardo e que depois ganhou uma ambiente físico foi destruído na quarta-feira passada, 7, pela polícia, mesmo dia em que o ativista do PSOL, Thiago Ávila, e mais três ativistas foram presos arbitrariamente.

As desocupações estão sendo sistemáticas e com enorme violência aqui no DF. Tudo isso é parte do projeto higienista e racista aplicado por Ibaneis.

Assista a entrevista exclusiva: Moradoras da ocupação do CCBB contam sobre a repressão policial e despejo de Ibaneis

Essa música é uma denúncia, num momento de calamidade mundial onde várias pessoas tão morrendo, falindo, a prioridade do governo tá sendo tirar o pouco de quem não tem nada

Revoltado com a brutalidade policial e todo o ataque, Leonardo escreveu a música intitulada Derrubada (DF Ilegal).

A música tem o poder de denunciar, falar a verdade, liberdade de expressão, mostrar o poder da arte(...)Eles vem com bala de borracha, bomba de efeito moral, com cacetete, mas a nossa arte é muito mais forte, nossa armas são muitos mais fortes

Assista o vídeo clipe da música:

Fiz questão de colocar o nome de cada uma das crianças que fez parte desse processo(...)Por que elas existem, elas têm sonhos, alegrias, felicidades e elas tem o direito de ter o mínimo de dignidade

Enquanto Ibaneis mora na mansão mais cara do DF, essa é a situação dos moradores da Ocupação. Estão sem água, energia, suas casas e meios de trabalho. Precisamos nos cercar de solidariedade e unir os trabalhadores para lutar pelo acesso amplo e irrestrito à moradia, à educação pública e para todos de qualidade, e por uma resposta da nossa classe para a pandemia, a fome e o desemprego.

Leia mais: Com mais de 6 mil mortos de COVID no DF, Ibaneis despeja famílias com sua polícia racista

Isso só pode ser conquistado com a força da nossa mobilização e organização independente, trabalhadores unidos com as mulheres, negros, LGBTs, juventude e todos os oprimidos, nos enfrentando diretamente com os lucros dos capitalistas, Bolsonaro, Ibaneis, os militares e todos os golpistas!

Não podemos aceitar que sejamos nós que continuemos a pagar pela crise!

Compartilhamos aqui e aqui os links das vakinhas online que o projeto Escolinha do Cerrado está arrecadando para reconstruí-la.

Colocamos o Esquerda Diário à serviço e para dar voz a esses e a todos os trabalhadores!

Basta de desocupação e violência policial! Pelo direito à moradia digna e educação para todos! Nossas vidas valem mais que os lucros deles!

Envie sua denúncia do DF ou Centro-Oeste para (61)99903-2711




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias