×

Raio-X da votação que derrotou Trump nas eleições dos EUA.

Publicamos a análise do economista marxista Michael Roberts que acreditamos ser do interesse de nossos leitores e os leitores publicados em seu blog The Nextrecession.

quarta-feira 11 de novembro de 2020 | Edição do dia

O candidato do Partido Democrata, Joe Biden, derrotou o presidente e membro do Partido Republicano Donald Trump. O que podemos aprender com os resultados eleitorais dos Estados Unidos da América, a maior potência imperialista do mundo, na terceira década do século XXI?

Primeiro, a participação do eleitor. Com votos ainda a serem contados, parece que cerca de 150 milhões de americanos em idade de votar teriam votado. Dado que havia 239 milhões de pessoas com direito a voto, isso significa que houve 62% de comparecimento.

Isso é maior do que em 2016, que teve 59% e o maior comparecimento desde 1960, mas não tão alto quanto muitas previsões da mídia afirmaram no dia das eleições. Isso significa que 37% dos estadunidenses com direito a voto não votaram. Isso se compara aos 31,4% que votaram em Biden e os 29,6% que votaram em Trump. Então, mais uma vez, o "partido do Não Voto" obteve o maior percentual nas eleições.

Além disso, havia outros 20 milhões de americanos em idade de votar excluídos das pesquisas por várias razões nefastas (eles cometeram algum crime grave ou a administração estadual rejeitou seu registro). Assim, a participação foi de apenas 58%, o que implica que uma parte considerável da classe trabalhadora não votou e/ou não teve permissão para votar. Na verdade, a "maior democracia do mundo" tem um dos níveis de participação mais baixos de todas as grandes "democracias liberais".

Grande parte da população que não exerce seu direito de voto são jovens. Menos da metade - apenas 43,4% - dos americanos com menos de 30 anos com direito ao voto realmente votou nas eleições presidenciais de 2016. Isso foi muito menos do que 71,4% dos maiores de 60 anos. Foi ainda mais baixo nesta eleição.

Trump está dizendo que a eleição foi fraudada e de certa forma ele está certo. É sempre fraudada porque o candidato com mais votos, mesmo sendo a maior vtação da história, raramente vence. Nesta eleição, Trump obteve mais de 71 milhões de votos, a maior votação para um republicano. Mas Biden obteve 75 milhões de votos, a maior votação para um presidente. Mas isso é porque uma maior quantidade de pessoas, como nunca, votaram nesta eleição.

Nas últimas oito eleições presidenciais, o vencedor obteve menos votos do que seu principal adversário. Isso porque o vencedor é aquele que receber mais votos do Colégio Eleitoral. E esses votos são registrados em todos os estados da união de 50 estados. Estes são os Estados Unidos da América, uma união federal de estados soberanos formada na revolução do século 18, onde cada estado tem suas próprias leis e procedimentos eleitorais. Assim, o enorme acúmulo de votos em Nova York e Califórnia, os estados mais populosos, para o candidato democrata, não garante a vitória quando em muitos pequenos estados o candidato republicano alcança margens estreitas de vitória que somam a maioria no colégio eleitoral.

Assim, em 2016, a democrata Hillary Clinton obteve 3 milhões de votos a mais do que Trump no geral, mas Trump obteve 306 votos do Colégio Eleitoral porque venceu por uma margem muito estreita em vários estados pequenos e médios do Centro-Oeste. Desta vez, Biden obteve ainda mais votos do que Trump, provavelmente cerca de 4 milhões, mas o resultado foi muito disputado devido às margens estreitas nos principais swing states ou estados indecisos. Mas, desta vez, Biden recuperou esses status de Trump, e em 6 de janeiro, quando o Colégio Eleitoral se reuniu, ele teve 306 votos, o mesmo que Trump obteve em 2016.

Outra razão pela qual os resultados das eleições foram apertados é que nos estados governados por republicanos houve uma manipulação significativa das fronteiras dos distritos, um bloqueio deliberado do registro de eleitores e, nesta eleição, uma tentativa desesperada de impedir a votação e atrapalhar a maior votação por correspondências durante a pandemia. A "democracia" dos Estados Unidos é uma piada. Segundo o jornal britânico The Economist, está no final da lista classificada como uma "democracia liberal", apenas a Albânia tem uma pontuação inferior!

O aumento do comparecimento de eleitores desta vez é em parte por causa da intensa polarização durante a pandemia e o colapso econômico; alimentado pelo discurso demagógico de Trump. Mas o bloqueio também levou a um aumento maciço do voto pelo correio, um processo mais fácil para os eleitores do que ir às urnas. Também houve grandes campanhas populares nas grandes cidades para que as pessoas se registrassem e votassem.

Podemos aprender algo sobre a composição demográfica e econômica daqueles que votaram?

A pesquisa da Votecast com os eleitores nos dá algumas pistas. De acordo com a pesquisa, os eleitores do sexo masculino (47%) se dividiram em 46-52 para Trump, mas as mulheres (53%) se dividiram em 55-45 para Biden. Assim sendo, as mulheres garantiram a vitória de Biden.

A votação dos jovens, como de costume, foi baixa, apenas 13% do total de votos, mas os menores de 29 anos votaram 61-36 em Biden. E aqueles de 30-44 anos (23% dos votos) também apoiaram Biden 54-43. Aqueles de 45 a 64 anos (impressionantes 36% dos votos) favoreciam por pouco Trump 51-48. E aqueles com mais de 65 anos (outros 27% consideráveis) votaram em Trump 51-48. Portanto, 63% dos que votaram tinham mais de 44 anos e apoiavam Trump (por pouco); enquanto aqueles com menos de 45 (apenas 37% dos votos) apoiaram fortemente Biden. Isso foi o suficiente para superar as pequenas maiorias pró-Trump nas faixas etárias mais velhas.

E os grupos étnicos?

Bem, a pesquisa descobriu que 74% dos eleitores eram brancos e apoiavam Trump 55-43. Mas todos os outros grupos étnicos apoiaram Biden de forma esmagadora. Os afro-americanos representavam apenas 11% dos eleitores, mas apoiaram Biden por 90-8. Os eleitores hispânicos representaram apenas 10% do total, mas votaram em Biden por 63-35. Os eleitores asiáticos representaram apenas 2% dos votos, mas apoiaram Biden 70-28. Esses 25% dos eleitores (e crescendo em tamanho a cada eleição) apoiaram Biden de forma tão esmagadora que foi o suficiente para superar a menor maioria de Trump entre os eleitores brancos.

Muito se falou sobre o suposto aumento de votos em Trump pelas comunidades afrodescendentes e latinas em relação a 2016. Mas as evidências para isso são duvidosas e, mesmo se forem verdade,, a mudança é minúscula. De acordo com a pesquisa de boca de urna da Edison, houve uma queda no apoio dos homens brancos a Trump em comparação com 2012 de 62% para 57% e um pequeno aumento para as mulheres brancas de 52% para 54%. O suposto aumento no apoio a Trump por homens negros foi de 13% para 17% e por mulheres negras foi de 4% a 8%. Mas considerando que os eleitores brancos representaram 75% dos votos e os eleitores afro-americanos apenas 11%, a suposta virada para Trump pelos eleitores negros é menos da metade da perda de Trump dos eleitores brancos. Mais eleitores latinos apoiaram Trump desta vez, porém, mas ainda - cerca de dois terços - não o fizeram.

E sobre as classes sociais e renda?

Bem, por nível de educação, aqueles que concluíram o ensino médio (27% dos eleitores) apoiaram Trump 52-46; e aqueles com algumas qualificações (34% dos eleitores) voltaram a apoiar Trump, mas apenas 50-48. Os graduados (um considerável 24% dos eleitores) apoiaram fortemente Biden 56-42 e os eleitores com pós-graduação (cerca de 14%) foram ainda mais fortemente a favor de Biden 56-42. Quanto mais educado, mais Biden.

Mas isso não significa que os americanos da classe trabalhadora apoiem mais Trump do que Biden. Os eleitores que ganham US$ 50.000 por ano ou menos (a renda mediana) apoiaram Biden significativamente 53-45, e eles representaram 38% dos eleitores. Aqueles no grupo de renda média de US$ 50-99 mil por ano (36% dos eleitores) apoiaram de perto Trump 50-48, enquanto aqueles que ganham mais de US $ 100.000 por ano (25% dos eleitores) realmente apoiaram Biden 51-47. Os americanos que ganham menos, o maior grupo de eleitores, votaram em Biden por uma boa margem, enquanto os pequenos e médios empresários apoiaram Trump por pouco. Os que estavam mais acomodados economicamente apoiavam Biden (mas suspeito que quanto mais alto na escada de renda, mais votos para Trump, já que pesquisas mostram que os milionários apoiaram fortemente Trump).

Sim, há uma minoria considerável de estadunidenses da classe trabalhadora que apoiaram Trump, principalmente em pequenas cidades e áreas rurais. Mas a maioria dos estadunidenses da classe trabalhadora rejeitou o trumpismo. As áreas urbanas (65% dos votos) apoiaram fortemente Biden, enquanto pequenas cidades e áreas rurais apoiaram fortemente Trump. Foi aqui que a polarização na votação foi maior.

A religião também desempenhou um papel importante. Cristãos protestantes e evangélicos (45% dos eleitores) votaram fortemente em Trump, enquanto os católicos (22%) se dividiram 50-50 e muçulmanos, judeus e ateus declarados (25% dos eleitores) apoiaram fortemente Biden.

Quais foram os principais temas da eleição? Dois se destacam: a pandemia do COVID-19 e o estado da economia. A pandemia foi considerada a mais importante por 41% dos eleitores e aqueles que pensavam assim apoiaram fortemente Biden. A economia e o emprego foram considerados os principais problemas por 28% dos eleitores que apoiaram fortemente Trump. Aqui estava outra causa clara de polarização: fechamentos para salvar vidas; ou nenhuma paralisação e economia de empregos foi o que muitos americanos viram em 2020.

Em suma, os americanos compareceram a essas eleições em números um pouco maiores, mas a participação ainda foi muito menor do que a de outras "democracias liberais". Eles votaram ainda mais fortemente no candidato democrata do que em 2016, mas as peculiaridades constitucionais do sistema eleitoral tornaram o resultado bastante acirrado, embora, mais ou menos, alinhados com as projeções das pesquisas.

Biden venceu porque as minorias étnicas estadunidenses superaram em número a maioria branca. Biden venceu porque os estadunidenses mais jovens votaram em Biden o suficiente para superar as maiorias de Trump entre os eleitores mais velhos. Biden venceu porque os americanos da classe trabalhadora votaram nele em número suficiente para superar os votos dos empresários em pequenas cidades e áreas rurais.

As eleições nos Estados Unidos foram um desastre; refletindo a decadência em que se encontra o imperialismo dos EUA, com a pandemia causando distúrbios e a economia de joelhos com milhões de desempregados, salários reduzidos e serviços públicos paralisados.

Biden teve o apoio da maioria dos trabalhadores, minorias étnicas, jovens e moradores do meio urbano. Eles votaram para se desfazer de Trump - mas provavelmente, e com razão, não esperam muito de Biden.

Este artigo foi publicado em 8 de novembro de 2020 sob o título US election: women, the young, the working class, the cities and ethnic minorities get rid of Trump.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias