×

RACISMO ESTRUTURAL | Racismo: Haitiana grávida morre em voo da Gol após ser confundida com “mula” do tráfico de drogas

A haitiana Elunise Clervil, 27 anos, estava grávida e passou mal no voo da Gol que partiu de Roraima com destino a São Paulo. Há relatos de que a passageira teria morrido por falta de atendimento ao ser confundida como “mula” do tráfico de drogas.

terça-feira 27 de abril de 2021 | Edição do dia

Foto: Arquivo Pessoal

De mudança para a cidade de São Paulo, onde passaria a morar com seu marido e o filho que estava perto de nascer, a haitiana Elunise Clervil, de 27 anos, embarcou no voo da Gol que partiu de Roraima. Segundo relatos, a passageira passou mal durante o voo e não teria recebido o devido atendimento por ter sido confundida como “mula” do tráfico de drogas.

A aeronave chegou a fazer um pouso de emergência em Manaus mas a passageira não resistiu e morreu cerca de 2h depois de ter embarcado em Boa Vista/RR. Seu marido, Valmyr Westerley, que estava aguardando a chegada do voo em São Paulo, afirma que não recebeu qualquer informação da companhia aérea e que soube da morte da esposa por meio de reportagem da TV de Boa Vista. Afirma também que a Gol sequer garantiu seu deslocamento para Manaus, para poder acompanhar o corpo da esposa.

“Dizem que minha mulher morreu por falta de atenção e atendimento. Por preconceito racial e da pele. Parece que tinham medo de tocar nela. Se não tivessem medo, eles socorreriam, e ela não morreria com o filho na barriga”, disse Valmyr.

Com esse episódio se escancara mais uma vez o racismo estrutural, que naturaliza a falta do devido atendimento de emergência, pelo simples fato de ser uma mulher negra e imigrante.

Veja também:

Estados disponibilizam dados que reafirmam o racismo estrutural no Brasil

PODCAST Ep. 33 Peão 4.0: Mulheres Negras e Marxismo - A representatividade nos representa?




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias