×

Estados Unidos | Protesto dos mineiros de carvão do Alabama fora do escritório da BlackRock em Nova York

Há algumas semanas, os mineiros de carvão norte-americanos da UMWA foram ao escritório de Manhattan da gigante do capital financeiro BlackRock, maior acionista da mineradora, para exigir um contrato melhor. Estes trabalhadores reconhecem que arriscam suas vidas para manter a sociedade funcionando enquanto os patrões colhem os lucros.

quinta-feira 5 de agosto de 2021 | Edição do dia

Mineiros de carvão do Alabama, West Virginia, Pennsylvania e Ohio viajaram os Estados Unidos até o escritório da BlackRock em Nova York. A gerente de ativos é a maior acionista da Warrior Met Coal, a mineradora do Alabama onde 1.100 membros da United Mine Workers of America (UMWA) estão em greve desde 1º de abril. Os mineiros das duas minas de carvão da Warrior Met e instalações relacionadas estão exigindo melhores contratos, incluindo salários mais altos, melhores seguros de saúde, mais tempo livre e o fim das práticas trabalhistas abusivas.

Esta é a primeira negociação de contrato dos mineiros desde 2016, quando a Warrior Met Coal comprou a Walter Energy, a proprietária anterior que declarou falência. Como resultado, os trabalhadores foram forçados a aceitar cortes significativos em seus salários, benefícios, pensões e correm o risco de perder seus empregos. No entanto, apesar de ter ganho milhões de dólares nos últimos cinco anos e ter obtido grandes lucros em 2019 depois que os trabalhadores ajudaram a tirar a empresa da falência, a Warrior Met não está nem perto de restabelecer os salários e benefícios que foram cortados em 2016. Os mineiros descreveram o acordo provisório apresentado pela empresa e pelo sindicato este ano como um "tapa na cara".

Os mineiros das minas Warrior Met têm realizado corajosamente uma greve histórica durante os últimos quatro meses. Enquanto isso, em sua busca de voltar a obter lucros recordes com o trabalho árduo dos mineiros, a empresa está fazendo tudo o que pode para quebrar a greve. A empresa tem transportado centenas de fura-greves para manter as minas funcionando, contratou seguranças particulares para "patrulhar" a linha de piquete e recebeu uma liminar para impedir que mais de seis trabalhadores de cada vez mantenham a linha. Três pessoas no piquete até foram atropeladas por funcionários do Warrior Met.

Confira a cobertura direto dos Estados unidos

Cinco ônibus transportando mais de 100 mineiros UMWA de estados como Alabama, West Virginia e Ohio se reuniram em frente ao escritório da BlackRock em Manhattan por volta das 9 horas da manhã de uma quarta-feira, carregando placas que diziam "We Are One" (Somos um só) e "No Contract, No Coal" (Sem ccontrato, sem carvão). Muitos mineiros aposentados estavam presentes, assim como membros da UMWA de outros estados. Os líderes sindicais se manifestaram contra as más condições de trabalho e a proposta contrato insuficiente que havia sido oferecida aos mineiros, mas nenhum trabalhador comum recebeu o microfone.

Porém, os próprios mineiros tinham muito a dizer sobre o que estavam exigindo e o que esta greve significou para eles e suas famílias. Em entrevistas, os trabalhadores nos falaram das duras condições de trabalho nas minas do Alabama, onde passam pelo menos 12 horas por dia a 600 metros de profundidade, com poucos dias de folga da mão de obra que está sendo interrompida. Os mineiros reconhecem que foi seu trabalho duro - durante uma pandemia - que ajudou a trazer as minas de volta da falência, e ainda assim não estão recebendo os salários e benefícios que estão pedindo. "Estamos pagando por suas viagens à praia, pagamos por elas muitas vezes e enquanto estamos sentados aqui fora, lutando apenas para tentar sobreviver até que possamos voltar ao trabalho, eles estão vivendo", disse o mineiro Josh Krim de Tuscaloosa, Alabama, que está em greve há quatro meses. "A BlackRock precisa se responsabilizar... Eles não poderiam se importar menos com o que acontece". A BlackRock tem se recusado até agora a comentar sobre o Warrior Met Coal ou a greve.

Membros de outros sindicatos, incluindo o Congresso dos Trabalhadores da CUNY (Universidade da Cidade de Nova Iorque); o Sindicato de Varejo, Atacado e Lojas de Departamento (RWDSU); e a Aliança Internacional de Funcionários de Teatro e Palco (IATSE) também estiveram presentes no piquete para mostrar sua solidariedade com os mineiros em greve. Na linha de piquete, os mineiros e seus apoiadores cantaram: "Sem contrato, sem carvão", "Warrior Met Coal não tem alma", e "BlackRock Sucks".

A greve histórica desses 1.000 mineiros e sua comunidade, uma das mais longas da história da UMWA, é um exemplo importante de trabalhadores que reconhecem que são eles que arriscam suas vidas todos os dias para manter a sociedade funcionando - mesmo durante uma pandemia - enquanto os patrões se sentam e coletam lucros pesados. Estes trabalhadores, os que vão ao subsolo todos os dias para manter a industria do carvão funcionando, devem ser os que determinam as condições sob as quais eles trabalham. Desde o Brasil, o Esquerda Diário e o MRT enviam toda solidariedade para com os mineiros norte-americanos em greve!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias